A Fiat Strada termina 2023 como o carro mais vendido do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram registrados 110.027 emplacamentos da picape de janeiro a novembro deste ano, quase 7 mil a mais se comparado a 2022. Apesar do crescimento nacional, Minas Gerais e Juiz de Fora não seguiram a tendência. No estado, os emplacamentos da Strada saíram de 34.447 para 32.723; em nível municipal, os números seguiram os mesmos: 285 picapes foram emplacadas tanto em 2022 quanto em 2023.
Em 2023, a Strada acumula vantagem de 16.782 unidades com relação ao segundo colocado, o Volkswagen Polo, que possui 93.246 modelos emplacados de janeiro a novembro. O terceiro colocado é o Chevrolet Onix, com 91.204 emplacamentos no mesmo período. O modelo mais em conta da picape da Fiat é a Strada Endurance Cabine Plus 1.3, cuja tabela parte de R$ 100.990, segundo o site da montadora. Já o topo de linha é a Strada Ranch Cabine Dupla 1.0 Turbo de câmbio automático, que sai de R$ 133.990.
Mais conforto na Strada
Para Pedro Kutney, jornalista especializado em indústria automotiva, editor da revista “AutoData” e autor da coluna “Observatório automotivo“, o principal fator para que a Fiat Strada tenha se consolidado no mercado como o carro mais vendido do Brasil nos úttimos três anos é o aumento do conforto para os passageiros, fazendo com que a picape pudesse ser utilizada tanto comercialmente quanto para passeio.
“Em 2020, a Fiat lançou uma Strada com versões com muito mais coisa até do que um automóvel, como um Chevrolet Onix, ou mesmo um hatch da própria marca, como o Argo”, observa Kutney. “É uma picape de cabine dupla, quatro portas, que leva cinco pessoas a bordo com algum conforto, além de um acabamento um pouco melhor, ar-condicionado.” Resultado: a Fiat Strada começou a atrair consumidores que não atraía antes.
Nos anos seguintes, a Fiat continuou a agregar valores à picape “que são muito caros aos carros”, segundo Kutney. “Colocaram primeiro um câmbio automático CVT, depois colocaram um motor turbo. São versões que foram ganhando características de um carro com caçamba, que pode levar uma carga, mas você pode levar também uma mala, basta colocar uma capa marítima por cima e você tem um porta-malas muito grande, como nenhum outro carro tem. Ou seja, ela passou a ser uma opção para quem quer um carro, e não só uma picape.”
Além de ter se tornado uma opção para um carro de passeio, a Strada também atende aos requisitos de quem deseja um modelo SUV, segundo Pedro. “A Strada tem as mesmas qualidades de um SUV. Ela pode ser também chamada de SUV, porque tem uma altura mais elevada do solo, ou seja, trafega bem por terrenos irregulares e tem uma ótima capacidade de carga. Ela também se tornou uma opção a um SUV compacto”, avalia.
Tendência de manutenção
Recordista de emplacamentos no Brasil desde 2021, a Strada tende a se manter nos primeiros lugares dos carros mais vendidos e impulsionar outras montadoras a fabricarem modelos semelhantes. É nisso que acredita Pedro Kutney. “Há até certo tempo, a Strada era a única picape com motor turbo. A partir disso, todo mundo passou a copiar. A Volkswagen ainda não copiou, ainda não conseguiu investir em uma picape parecida, mas está indo atrás. Em breve vão lançar. A Chevrolet lançou a nova Montana, que na verdade tem o mesmo tipo de qualificação da Strada.”
Essa “subida de patamar” das picapes, de acordo com o especialista, se deve a alguns fatores que não só a competitividade. “Tem a ver com legislação, porque hoje você tem diversos equipamentos obrigatórios, como, por exemplo, controle eletrônico de estabilidade; todo carro fabricado e vendido no país tem que ter, por lei, airbags frontais e laterais. Existem alguns incentivos para as montadoras colocarem isso nos carros. Você tem a questão de multimídia, que não é obrigatória, mas todo mundo quer ter, estar conectado com o celular, e que esse celular funcione dentro do carro também”, projeta o especialista.
LEIA MAIS notícias sobre o mercado automotivo.
Carros mais vendidos do Brasil*
Fiat Strada – 110.028
Chevrolet Onix – 91.204
Volkswagen Polo – 93.246
Hyundai HB20 – 79.278
Chevrolet Onix Plus – 68.516
Fiat Mobi – 66.033
Volkswagen TCross – 64.650
Fiat Argo – 61.500
Chevrolet Tracker – 59.877
Hyundai Creta – 57.240
*Entre janeiro e novembro de 2023
Fonte: Fenabrave