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Pequeno e abusado

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É verdade que o Up não emplacou do jeito que a Volkswagen esperava no Brasil, mas a marca alemã não deixou de apostar no hatch compacto por causa disso. Ao contrário: agora conta com uma novidade na sua gama que, acredita, seja capaz de aumentar seu desempenho consideravelmente não apenas nas ruas, mas também nas vendas: o motor turbinado 1.0 TSI, fabricado no Brasil e oferecido no modelo, por enquanto, apenas no mercado nacional.

O motor 1.0 de três cilindros com turbocompressor aumentou em 28% a potência e em 62% o torque do Up. Enquanto o aspirado rende 75cv e 82cv com gasolina e etanol no tanque, sua versão mais “nervosa” entrega 101cv e 105cv com os mesmos combustíveis. Já o torque passou dos 9,7kgfm e 10,3kgfm conseguidos até então para 16,8kgfm tanto com gasolina quanto com etanol. A transmissão é sempre manual com cinco marchas e, no caso do Up TSI, há controle eletrônico de tração.

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A expectativa da marca é que o novo propulsor incremente os emplacamentos do Up em cerca de 20% e se estabilize na faixa de 30% de toda a gama comercializada. Para isso, o trem de força com turbocompressor fica disponível em todas as versões a partir da intermediária Move, já com ar-condicionado, direção, trava, retrovisores e vidros dianteiros elétricos e rádio com CD/MP3/USB e Bluetooth. A diferença de preço entre as configurações com motor aspirado e as que levam o turbinado é de R$ 3.100. Ou seja, no caso da Move, custa R$ 40.390 e R$ 43.490, respectivamente – trata-se do carro turbo mais barato do Brasil. Já as opções topo de linha Red, White e Black passam a ser vendidas somente com turbo, a R$ 48.690, e deixam de ser as mais caras, com a chegada da série especial Speed Up. A versão custa R$ 49.990 e é oferecida somente na cor branca, com o teto e tampa do porta-malas pretos – no Up TSI, esta última peça é sempre escurecida, uma espécie de alusão à tampa de vidro que o modelo recebe na Europa. Retrovisores e adesivos laterais azuis expressam a eficiência energética do conjunto, comprovada pela avaliação do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. O Up TSI recebeu nota A e registrou consumo energético de 1,44MJ/km, o melhor nível registrado até agora no Brasil. São 9,6km/l e 11,1km/l na cidade e na estrada quando abastecido com etanol e impressionantes 13,8km/l e 16,1km/l na cidade, quando há gasolina no tanque.

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Esteticamente, além da característica tampa preta do porta-malas e da versão especial Speed Up, o compacto quase não muda. Quase, porque o para-choque ganhou 4 centímetros para que as novas peças do motor TSI coubessem sob o capô. Com isso, passou dos 3,60 metros de comprimento das versões MPI para os 3,64m de comprimento nas turbinadas.

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