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Marcas oferecem ajuda durante a pandemia

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São Paulo (AE) – Várias fabricantes de automóveis se mobilizaram para ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus. As ações incluem empréstimo de veículos, reparação de equipamentos hospitalares, liberação de pessoal, maquinário e tecnologia para a produção e desenvolvimento de itens de proteção e até a construção de hospital de campanha.

A GM, por exemplo, lançou mão de pessoal e fábricas para consertar respiradores que estavam fora de uso. As unidades de São Caetano do Sul, São José dos Campos e Indaiatuba (em São Paulo), Gravataí (Rio Grande do Sul) e Joinville (Santa Catarina) cederam 65 empregados voluntários para trabalhar no conserto dos equipamentos. A iniciativa envolve outras montadoras, além do Senai.

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A FCA também cedeu 18 profissionais voluntários, que estão consertando respiradores nas fábricas da Fiat e Jeep em Betim (MG) e Goiana (PE). Honda, Renault, Toyota e Scania também cederam instalações para reparar respiradores. A FCA liberou uma área para a construção de um hospital de campanha, o primeiro de Minas Gerais. A unidade, inaugurada há duas semanas, tem 120 leitos para tratamento de baixa e média complexidade de casos da covid-19. Os pacientes chegam às instalações encaminhados pela rede pública mineira.

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Global

A mobilização de fabricantes de automóveis para o combate à covid-19 ocorre no mundo inteiro. Na Inglaterra, Jaguar Land Rover, Vauxhall e Rolls-Royce foram convocadas para produzir respiradores destinados aos hospitais. As empresas deverão fabricar cerca de 20 mil equipamentos.

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Na Itália, país profundamente afetado pela pandemia, as fabricantes de esportivos Ferrari e Lamborghini liberaram parte de suas linhas de montagem para produção de itens hospitalares. A Ferrari vem produzindo válvulas para respiradores em suas impressoras 3D. Normalmente essas máquinas são utilizadas para fabricar peças de protótipos de carros.

A Lamborghini vem produzindo máscaras faciais que são doadas a hospitais da região de Bolonha, no norte da Itália, uma das áreas mais afetadas pela pandemia. As máscaras são confeccionadas pelos mesmos profissionais que trabalham nas áreas de personalização interna dos esportivos.

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Pesquisa

As áreas de desenvolvimento das fabricantes de veículos vêm trabalhando para encontrar novas soluções que possam ajudar no combate à pandemia. Nos Estados Unidos, a Ford desenvolveu uma vestimenta para profissionais de saúde feita com o mesmo tecido utilizado em air bags.

A peça é de náilon reforçado coberto por uma camada de silicone. Como o traje é lavável, pode ser reutilizado em ambiente hospitalar por até 50 vezes, segundo informações da Ford. A empresa também desenvolveu um purificador de ar feito com os mesmos componentes utilizados pelos sistemas de ventilação de bancos oferecidos nos carros da marca, como hélices, por exemplo Esses equipamentos estão sendo produzidos em parceria com a GE Healthcare e não precisam de energia elétrica para funcionar. Trata-se de uma solução muito útil, sobretudo para atendimento em hospitais de campanha.

Transporte

Há cerca de um mês, a Hyundai, juntamente com sua rede de concessionárias em todo o país, vem utilizando a frota de test-drive para o transporte de idosos e profissionais de saúde envolvidos no combate à pandemia de covid-19. A ação, batizada de Transporte Solidário Hyundai, funciona como um aplicativo de transporte, mas é gratuito e pode ser acionado por qualquer pessoa para deslocamento a consultas médicas, retirada de medicamentos e vacinas, por exemplo.

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O programa, que teve início em Florianópolis (SC), já está disponível em Diadema (SP), Uberlândia e Uberaba (MG), Imperatriz (MA), Marabá (PA) e Niterói (RJ). Segundo a marca, a frota mobilizada em todo o País é formada por cerca de mil carros. Os HB20 e Creta estavam parados, uma vez que as lojas estão fechadas por causa das medidas de isolamento social.

Para utilizar o serviço, basta que o interessado ligue (grátis) para o número 0800-7721717. Após confirmar a disponibilidade de um carro na região, o atendente irá agendar o serviço e direcionar um motorista. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A ação vai até amanhã nos Estados de São Paulo, Maranhão, Minas Gerais e Pará. No Rio, se estende até 5 de maio.

Desde 30 de março, dia do início do projeto, foram realizadas 1.100 viagens. A Hyundai informa que transportou 1.670 pessoas – 90% delas eram profissionais de saúde seguindo para hospitais e postos de atendimento.

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