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Um litro de ousadia

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A adoção de motores menores com turbocompressores para ganhar potência e economia de combustível – o chamado “downsizing” – tem se popularizado cada vez mais no Brasil. No segmento de hatchs médios, o próprio Golf foi o precursor da prática ao adotar o 1.4 TSI, enquanto seus concorrentes utilizavam motores maiores e aspirados. Dessa vez, o hatch da VW incorpora o motor 1.0 TSI, semelhante ao do Up, mas reajustado para render 125/116 cv com etanol/gasolina e 20,4 kgfm de torque com ambos os combustíveis. Disponibilizada apenas com câmbio manual de seis velocidades, a versão Comfortiline 1.0 TSI torna-se uma variante intermediária entre as já existentes Comfortline 1.6 MSI – a versão de entrada da linha – e a Highline 1.4 TSI.

A mágica dos números do motor tricilíndrico com injeção direta e turbo é bem mais complexa do que parece. Para extrair 21% a mais de torque e 19% mais de potência em relação ao Up, a Volkswagen executou diversas mudanças em seus componentes. O turbo trabalha com maior pressão, totalizando 1,3 bar. Para suportar a pressão extra, foi preciso adotar uma nova carcaça, feita agora de liga de aço. O rotor da turbina também foi revisto e agora é feito de níquel e cromo. O ponto de combustão do motor foi ligeiramente atrasado, passando a render mais torque em baixas rotações. A junta de cabeçote passou a ser tripla. Além disso, as válvulas de exaustão também mudaram e passam a ser preenchidas de sódio, que dissipa melhor o calor e as velas passam a ser de irídio para melhorar a mistura ar/combustível. A maior diferença fica por conta do sistema de arrefecimento, o principal empecilho para o Up desenvolver essa potência por conta do seu limitado espaço no cofre do motor. O radiador principal e o auxiliar do Golf 1.0 TSI são 68% e 170% maiores, respectivamente, para dar conta do calor gerado pelos 125 cv.

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Com inicial de R$ 74.990, a versão Comfortline 1.0 TSI é bem recheada de série. Há sete airbags, alarme, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, central multimídia, vidros elétricos, direção elétrica, faróis de neblina, Isofix, rodas de liga aro 16″ e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. O modelo ainda conta com quatro pacotes de opcionais. O teto solar custa R$ 4.573, enquanto o pacote Conforto (ar digital e bancos de couro) sai por R$ 4.632. O Elegance incorpora sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor eletrocrômico, piloto automático, volante multifunção e rodas aro 17″ por R$ 3.200, enquanto o Exclusive (com os mesmos equipamentos mais central multimídia com GPS e tela de 6,5″ com Android Auto e CarPlay) custa R$ 9.549. Quando completo, o Golf 1.0 TSI pode custar R$ 96.944. Vale lembrar que, enquanto um carro 1.6 paga 13% de IPI, o 1.0 tem apenas 7% de tarifação, mesmo com turbo. Não fica claro se a Volkswagen repassou esse desconto aos compradores ou se aproveitou para aumentar sua margem de lucro.

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