A trajetória da Chevrolet no Brasil vem sendo um pouco atípica nos últimos anos. Enquanto suas principais concorrentes focavam suas atenções para o lançamento de novos produtos — especialmente SUVs —, ela preferiu renovar toda a sua linha de produtos. Apostou em conectividade em modelos de entrada quando inseriu a central multimídia My Link no compacto Onix e fez do hatch o modelo mais vendido do país. E agora, mesmo com os crossovers seguindo entre as melhores surpresas de vendas, é justamente em uma das categorias que mais sofreu com a ascensão dos SUVs que a marca decidiu renovar. A minivan Spin passou por um face-lift e, por enquanto apenas na versão Activ, ganhou visual mais esportivo e opção de sete lugares.
Com vendas previstas para começarem no início de julho, o Spin Activ tem segunda fileira de bancos deslizante, que permite que os assentos sejam movimentados para frente ou para trás, ampliando o espaço para as pernas dos ocupantes ou para carga. E como a roda sobressalente que ficava presa à tampa do porta-malas foi deixada de lado, tornou-se possível comprar o modelo com visual mais aventureiro em variante com lugares para sete ocupantes, na versão Activ7.
Para se alinhar à identidade visual da Chevrolet, o novo Spin Activ traz capô mais inclinado, faróis mais afilados e com máscara negra e luz de condução diurna em led, moldura cromada na grade. As rodas têm 16 polegadas de série e, atrás, há um aerofólio esculpido na parte superior da tampa. Um rack em forma de “U”, que pode receber barras transversais para o transporte de pranchas ou bicicletas, também aparece. Pontos de ancoragem para cadeirinhas infantis do tipo Isofix e Top Tether, além do quinto apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos no assento central, são reforços para a segurança do carro.
As mudanças também afetaram alguns detalhes de acabamento no interior do Spin Activ. O quadro de instrumentos, por exemplo, passa a ser semelhante ao do Chevrolet Tracker. Saídas do ar-condicionado, porta-luvas, moldura da central multimídia e comandos como o dos vidros, travas e retrovisores elétricos foram atualizados — a intenção da marca foi garantir a ergonomia de seus consumidores.
De acordo com a Chevrolet, apesar de não se tratar de uma nova geração, a arquitetura recebeu tecnologias que elevaram a segurança e melhoram a dirigibilidade. A suspensão foi ajustada para melhorar o conforto dentro da cabine. Devolvendo o estepe para a mala, a marca garante ter melhorado a concentração do peso na parte inferior do veículo, reduzindo o centro de gravidade. O Spin Activ continua equipado com motor flex 1.8 litro Eco, que agora rende até 111/106 cv de potência e 17,7/16,8 kgfm de torque com etanol/gasolina. A transmissão também passou por alguns ajustes mas é sempre automática, de seis marchas.