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Fiat 124 Spider combina ar retrô com desempenho moderno

Fiat-Spider-teste-na-Itália

Foto: Divulgação

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Foi no ano de 1966 que a Fiat apresentou, pela primeira vez, o roadster 124 Spider. Com um passado marcado pela boa fama e pelo sucesso de vendas, o modelo ressurgiu em 2015, meio século depois, compartilhando a plataforma e diversas peças da quarta geração do Mazda MX-5 Miata — exatamente o esportivo que provocou o renascimento dos roadsters nos anos 1990. É bem verdade que a forma de produzir carros mudou com o passar dos anos, mas o novo Fiat 124 Spider conserva boa parte dos traços de seu antecessor, exacerbando o lado clássico do carro e cativando os entusiastas pelo mundo.

A versão de 1966 do Spider 124 foi desenhada nos estúdios de design Pininfarina. Já a nova versão traz um design “suave”, com proposta retrô, seguindo as linhas gerais do modelo anterior, que ficaram inalteradas durante todos os 19 anos em que foi produzido.

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Considerado um “GT de fim de semana”, o modelo também é voltado para uso diário ou urbano. Suas medidas são relativamente pequenas — são 4,05 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,23 m de altura, e de 2,31 m de entre-eixos (o mesmo do Miata) —, o que permite manobras de estacionamento, por exemplo, com bastante facilidade. A abertura da levíssima capota é manual e pode ser feita através de um simples gesto.

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Foto: Divulgação

Apesar de utilizar a mesma plataforma do Mazda e ser construído numa unidade da marca japonesa, o Fiat 124 Spider trocou o 2.0 aspirado de 155 cv do Miata por um 1.4 turbo da família MultiAir, com tração traseira. Nos Estados Unidos, o propulsor é configurado para render até 162 cv a 5.500 rpm e 25,4 kgfm de torque a 2.500 rpm. Já no mercado Europeu, os números são menores: o mesmo motor tem 140 cv e 24,4 kgfm de torque. Em ambos, a caixa pode ser manual de seis marchas — a mesma do Mazda — ou automática, também de seis velocidades. Outra opção de motor está na variante Abarth, também 1.4, mas calibrado para render 170 cv de potência.

Na Europa, A Fiat vende o 124 Spider em versões que partem dos 28.040 euros e chegam aos 35.500 euros (cerca de R$ 124.400 e R$ 157.500, respectivamente). Há ainda versões especiais, como a Birthday que comemora os 50 anos do modelo; a América que homenageia o sucesso do veículo nos Estados Unidos; e a Europa, com acessórios e adesivos exclusivos.

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Primeiras impressões

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O Fiat 124 Spider é agradável de dirigir. Parte disso é graças ao centro de gravidade e ao peso, que são baixos e tornam o carro estável e preciso, especialmente fora do trânsito da cidade. Para contribuir com essa “diversão”, há tração traseira, que distribui as forças de maneira substancialmente perfeita, com tração no ponto certo.

O motor de 140 cv é generoso. A posição de condução recuada coloca o condutor numa localização estranha, não muito confortável, com visão para o grande capô, mas o volante tem pegada que dá sentido à esportividade.

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O Fiat 124 atrai olhares de todos. E são muitos os fatores que contribuem para isso: teto retrátil, aparência atraente, tração traseira, baixo peso, direção direta… A bordo, a experiência é boa no compartimento de passageiros, mas não tão agradável em termos de espaço: nem tudo é perfeito.

 

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