Ícone do site Tribuna de Minas

Sem ‘marmita’, Corolla Cross 2025 chega com novo design; veja preços

Corolla Cross XRX Hybrid 2025
ABAFADOR DO ESCAPAMENTO continua o mesmo, mas o para-choque foi aumentado paratenta esconder a “marmita” (Foto: Divulgação/Toyota)
PUBLICIDADE

Três anos após conquistar um lugar de destaque entre SUVs médios, o Corolla Cross está de cara nova. Como principais novidades, a linha 2025 do utilitário feito em Sorocaba (SP) traz a reestilização feita recentemente na Tailândia. E, a exemplo do sedã Corolla, o SUV da Toyota modernizou a lista de equipamentos. A mecânica, porém, permanece a mesma, com versões a combustão e híbrida, ambas com tecnologia flex.

Visualmente, o novo Corolla Cross tem como destaque a grade dianteira redesenhada. A nova peça tem elementos texturizados que parecem moldados à carroceria. Além disso, os faróis vêm ligados a uma barra, mas preservam o formato. O que muda é a disposição de luzes nas versões XRX Hybrid, GR-Sport e XRX. Nestas, as luzes de direção são sequenciais e têm efeito tridimensional.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM: Vem aí o Fusca elétrico: Justiça abre caminho para GWM trazer carro da China

PUBLICIDADE

Nas laterais, alteração apenas no desenho das rodas de 18″, com acabamento diamantado. Ali, acima das caixas de rodas dianteiras, vai a inscrição HEV, para enfatizar que se trata de um carro híbrido.

Corolla Cross 2025 esconde ‘marmita’

Na traseira, continua a mesma lanterna de tamanho exagerado, mas a iluminação tem leve mudança. Já o abafador do escapamento permanece inalterado, mas o para-choque tenta esconder a peça. Apelidado de “marmita”, o componente chegou a ser pintado de preto após provocar polêmica.

PUBLICIDADE

Melhor por dentro

Mas, como praxe em carros de marcas japonesas, a funcionalidade vem acima da beleza. É por isso que o melhor do Corolla Cross 2025 é visto pelo lado de dentro. Agora, o SUV passa a oferecer freio de estacionamento por botão. Dessa forma, não é mais necessário realizar o acionamento por pedal, com o pé esquerdo. Ademais, tem função Auto Hold. Isso em todas as versões.

Outro destaque é o quadro de instrumentos digital e personalizável, com tela de 12,3″, presente em todas as versões a partir da XRE. A central multimídia Toyota Play, de 9″, como no Corolla, têm espelhamento com Apple Carplay e Android Auto sem fio. E as versões XRE, XRX, GR-Sport e XRX Hybrid também oferecem carregamento de celular por indução – antes, era opcional.

PUBLICIDADE
GRADE DIANTEIRA foi redesenhada com elementos texturizados que parecem moldados à carroceria (Foto: Toyota/Divulgação)

De resto, a lista tem ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, bancos revestidos com couro, teto solar panorâmico e modos de condução Eco, Normal e Sport. Outro ponto interessante para uso no dia a dia é a tampa do porta-malas com acionamento elétrico, também por meio de sensores acionados pelos pés (kick sensor). Antes, a abertura era feita pela chave ou por um botão no assoalho. Isso vale para as configurações XRX, GR-Sport e XRX Hybrid.

Entre os itens de segurança, o Corolla Cross 2025 mantém o pacote Toyota Safety Sense com recursos semiautônomos. Há controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem de estacionamento nas configurações de topo de linha. Nas demais, traz sensores de obstáculos dianteiros, frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas e assistente de manutenção de faixa.

Mesma mecânica

O Corolla Cross 2025 mantém o motor 2.0 16V flex de até 175 cv e 21,4 mkgf a 4.400 rpm nas versões a combustão. Já no caso das configurações híbridas, são 122 cv de potência combinada. Nelas, o motor 1.8 16V, de ciclo Atkinson, gera até 101 cv e 14,5 mkgf em conjunto com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 mkgf. O câmbio é CVT.

PUBLICIDADE

De acordo com o Inmetro, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade.

COROLLA CROSS 2025
Preços e versões

– XR Flex: R$ 164.990
– XRE Flex: R$ 178.590
– XRX Flex: R$ 191.790
– GR-Sport Flex: R$ 197.790
– XRV Hybrid: R$ 202.690
– XRX Hybrid: R$ 210.990

Sair da versão mobile