Três anos após conquistar um lugar de destaque entre SUVs médios, o Corolla Cross está de cara nova. Como principais novidades, a linha 2025 do utilitário feito em Sorocaba (SP) traz a reestilização feita recentemente na Tailândia. E, a exemplo do sedã Corolla, o SUV da Toyota modernizou a lista de equipamentos. A mecânica, porém, permanece a mesma, com versões a combustão e híbrida, ambas com tecnologia flex.
Visualmente, o novo Corolla Cross tem como destaque a grade dianteira redesenhada. A nova peça tem elementos texturizados que parecem moldados à carroceria. Além disso, os faróis vêm ligados a uma barra, mas preservam o formato. O que muda é a disposição de luzes nas versões XRX Hybrid, GR-Sport e XRX. Nestas, as luzes de direção são sequenciais e têm efeito tridimensional.
LEIA TAMBÉM: Vem aí o Fusca elétrico: Justiça abre caminho para GWM trazer carro da China
Nas laterais, alteração apenas no desenho das rodas de 18″, com acabamento diamantado. Ali, acima das caixas de rodas dianteiras, vai a inscrição HEV, para enfatizar que se trata de um carro híbrido.
Corolla Cross 2025 esconde ‘marmita’
Na traseira, continua a mesma lanterna de tamanho exagerado, mas a iluminação tem leve mudança. Já o abafador do escapamento permanece inalterado, mas o para-choque tenta esconder a peça. Apelidado de “marmita”, o componente chegou a ser pintado de preto após provocar polêmica.
Melhor por dentro
Mas, como praxe em carros de marcas japonesas, a funcionalidade vem acima da beleza. É por isso que o melhor do Corolla Cross 2025 é visto pelo lado de dentro. Agora, o SUV passa a oferecer freio de estacionamento por botão. Dessa forma, não é mais necessário realizar o acionamento por pedal, com o pé esquerdo. Ademais, tem função Auto Hold. Isso em todas as versões.
Outro destaque é o quadro de instrumentos digital e personalizável, com tela de 12,3″, presente em todas as versões a partir da XRE. A central multimídia Toyota Play, de 9″, como no Corolla, têm espelhamento com Apple Carplay e Android Auto sem fio. E as versões XRE, XRX, GR-Sport e XRX Hybrid também oferecem carregamento de celular por indução – antes, era opcional.
De resto, a lista tem ar-condicionado de duas zonas, direção elétrica, bancos revestidos com couro, teto solar panorâmico e modos de condução Eco, Normal e Sport. Outro ponto interessante para uso no dia a dia é a tampa do porta-malas com acionamento elétrico, também por meio de sensores acionados pelos pés (kick sensor). Antes, a abertura era feita pela chave ou por um botão no assoalho. Isso vale para as configurações XRX, GR-Sport e XRX Hybrid.
Entre os itens de segurança, o Corolla Cross 2025 mantém o pacote Toyota Safety Sense com recursos semiautônomos. Há controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem de estacionamento nas configurações de topo de linha. Nas demais, traz sensores de obstáculos dianteiros, frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas e assistente de manutenção de faixa.
Mesma mecânica
O Corolla Cross 2025 mantém o motor 2.0 16V flex de até 175 cv e 21,4 mkgf a 4.400 rpm nas versões a combustão. Já no caso das configurações híbridas, são 122 cv de potência combinada. Nelas, o motor 1.8 16V, de ciclo Atkinson, gera até 101 cv e 14,5 mkgf em conjunto com dois motores elétricos de 72 cv e 16,6 mkgf. O câmbio é CVT.
De acordo com o Inmetro, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, roda 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade.
COROLLA CROSS 2025
Preços e versões
– XR Flex: R$ 164.990
– XRE Flex: R$ 178.590
– XRX Flex: R$ 191.790
– GR-Sport Flex: R$ 197.790
– XRV Hybrid: R$ 202.690
– XRX Hybrid: R$ 210.990