Ícone do site Tribuna de Minas

‘Mais que uma exposição’: evento de carros antigos na UFJF terá até 200 automóveis

PUBLICIDADE

A 24ª edição do Encontro do Automóvel Antigo será realizada em Juiz de Fora na próxima semana, entre a quinta-feira (28) e o domingo (31). O evento acontece na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A organização tem expectativa de que uma média de 6 mil pessoas compareça para prestigiar até 200 carros clássicos.

(Foto: Leonardo Costa)

A história do Encontro começou no início da década de 1980. Henrique Thielmann, um dos organizadores do evento, destaca que “já é um sucesso”. “O ponto básico é o fato de ser um encontro de amigos. Vem gente de toda a Região Sudeste do país: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e, claro, vários de Minas Gerais.”

Um dos destaques do evento é a vasta programação. “O Encontro é muito mais que uma exposição de carros antigos. Não se resume a isso. Muito pelo contrário: serão realizadas duas palestras na UFJF. A primeira, na sexta-feira, aborda a Inteligência Artificial (IA) aplicada aos automóveis, com o objetivo de contemplar uma tendência do presente e do futuro; a segunda, no sábado, é o inverso: fala sobre a história dos automobilistas, promovendo esse retorno ao passado”, destaca Henrique.

PUBLICIDADE

“No evento, você vai ver carros que um dia ouviu falar que existiam”, ressalta o organizador. Nesse sentindo, ele ressalta que a meta do Encontro do Automóvel Antigo não é a quantidade de carros presentes: é a qualidade e a raridade dos veículos. Henrique cita a presença de modelos como o Cadillac LaSalle 1939, o Chrysler Business Coupé 1947 e outros de diversas marcas, como Porsche, Ferrari e Mercedes. Também haverá presença de carros clássicos nacionais. Um dos colecionadores vai levar 18 veículos para a exposição.

Na quinta, o evento acontece entre 12h e 18h. Já na sexta (29) e no sábado (30), o Encontro está marcado das 8h às 18h. Por fim, no domingo, o horário de abertura é às 8h, enquanto o encerramento ocorre às 14h. No final de semana passado, o Shopping Jardim Norte recebeu uma exposição – que não tem relação com o Encontro, conforme Henrique Thielmann.

Sair da versão mobile