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Audi inicia as vendas do Audi Q5 no Brasil

capa destaque
Por Márcio Maio, para Auto Press
Márcio Maio/Carta Z Notícias/Divulgação
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No mundo, o SUV mais vendido da Audi é o Q5, com 1,6 milhões de unidades emplacadas desde o seu lançamento, em 2008. Para o Brasil, a marca optou por apostar suas fichas inicialmente no Q3, que é fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná. Mas agora a marca das quatro argolas lança por aqui a nova geração do Q5 com pretensão de melhorar suas vendas e aumentar sua participação no segmento de SUVs médios premium do país. E aposta em diversas tecnologias para isso, incluindo um pacote opcional de direção semiautônoma, chamado de Traffic Jam Assist.

Visualmente, o utilitário ganhou uma imagem mais esportiva. A ampla grade Singleframe com moldura sólida se destaca na dianteira. Uma linha de ombro com curvas distintas e recortes reforçados ajudam nessa agressividade, enquanto os arcos das rodas pronunciados fazem uma referência ao sistema de tração integral quattro. Acima dessa linha de ombro estão os retrovisores externos _ uma posição semelhante à dos modelos mais esportivos da fabricante alemã. Atrás, linhas horizontais transmitem uma ideia de largura e, na versão de topo Ambition, lanternas com luzes direcionais dinâmicas são de série. A tampa traseira envolve as colunas C _ uma característica típica dos modelos da família Q. Um difusor de ar integra as saídas de escapamento.

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Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 m, o novo Q5 cresceu sutilmente em relação à geração anterior. São 34 mm a mais no comprimento, 4 mm a mais na altura e 12 mm a mais no entre-eixos. Só a largura diminuiu, também de forma imperceptível, em 5 mm. Em compensação, emagreceu bastante: seu peso em ordem de marcha foi reduzido em aproximadamente 50 kg, graças à adoção de mais aços de alta resistência e alumínio na carroceria.

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O ar-condicionado é de três zonas nas versões intermediária Ambiente e topo de linha Ambition. O volante multifuncional de três raios é de série desde a configuração de entrada, Attraction. O banco traseiro é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. Com isso, dependendo de sua posição, o porta-malas tem sua capacidade entre 550 e 610 litros – são 10 litros a mais que na geração anterior. Com o banco traseiro rebatido, o volume aumenta para 1.550 litros. E, a partir da variante Ambiente, o fechamento dele é elétrico, por meio de um botão.

Presente nos últimos lançamentos da marca, o virtual cockpit com tela de alta resolução com 12,3 polegadas aparece também a partir da versão Ambiente. A central MMI tem tela que começa com sete polegadas e chega a 8,3 polegadas na linha MMI plus. Ela tem botão rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão e alguns gestos, como o de dar zoom. Como de costume, não há tela sensível ao toque no Q5. O equipamento agora traz controle de voz que reconhece aspectos usados na linguagem coloquial e se conecta à internet.

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Márcio Maio/Carta Z Notícias/Divulgação

Em termos de segurança, o Traffic Jam Assist – disponível no pacote opcional Assistance Tour – assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h. Já o Active Lane Assist ajuda a manter o carro em sua faixa. Alertas avisam o motorista quando a distância para outro veículo ultrapassa os limites para que a troca de faixa seja feita com segurança. Há ainda assistente de tráfego reverso e pre sense traseiro, entre outras tecnologias, disponíveis no pacote Audi Side Assist.

Em todas as versões, o novo Q5 é equipado com o motor 2.0 TFSI a gasolina de 252 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. O suficiente para fazê-lo sair do zero e chegar aos 100 km/h em 6,3 segundos e atingir velocidade máxima de 237 km/h. As três versões contam com transmissão automatizada S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem. O motorista pode fazer as mudanças por meio da alavanca ou de aletas atrás do volante. Há ainda sistema de tração integral permanente Quattro com tecnologia ultra, que, segundo a Audi, distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade.

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O sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa automaticamente quando exigido. Seis modos de condução podem ser selecionados pelo motorista por meio do sistema Audi drive select: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual. As rodas têm entre 18 e 20 polegadas, variando o diâmetro conforme a versão escolhida. Os preços partem dos R$ 244.990 pedidos pela Attraction, passam pelos R$ 274.990 da Ambiente e chegam aos R$ 292.990 na Ambition. Em novembro, a linha será ampliada com a chegada do novo SQ5, com traffic jam assist de série e motor 3.0 de 354 cv.

Na trilha certa

A Audi escolheu o Rio de Janeiro para promover o primeiro contato com o Audi Q5. O trajeto foi predominantemente urbano, com uma pequena estrada de terra que passa longe das capacidades off-road do SUV médio. A versão “top” Ambition do modelo foi a avaliada, em trajeto que somou cerca de 90 km pela Zona Oeste carioca.

O motor 2.0 de 252 cv, presente em todas as configurações do modelo, trabalha em excelente sintonia com o câmbio S tronic de sete velocidades com dupla embreagem. As trocas são extremamente rápidas e o carro mostra-se vigoroso já desde a arrancada. A boa marca de 6,3 segundos de zero a 100 km/h comprova isso. Há diferentes modos de condução, mas o mais instigante é sem dúvida o dynamics, que torna as respostas ainda mais rápidas e eleva o giro do motor. No caminho de terra, o SUV conseguiu garantir conforto na cabine, apesar do solo bem irregular que percorreu. Mas não chegou a ser um percurso que colocasse à prova a tração integral “permanentemente disponível”, como a marca faz questão de frisar.

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Um ponto, no entanto, decepciona. Principalmente no que diz respeito à interatividade. A central multimídia MMI Plus segue sem tela sensível ao toque. É provável que o uso contínuo faça com que o motorista se acostume a utilizar o comando giratório e o touchpad integrado, mas para quem está acostumado a utilizar tecnologia touchscreen _ presente em quase todos os telefones celulares atualmente _, a experiência torna-se um tanto frustrante.

Ficha técnica

Audi Q5

Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, com quatro cilindros em linha, turbocompressor, 1.984 cv, quatro válvulas por cilindro e duplo comando com válvulas de abertura variável. Duplo sistema de injeção, direta e multiponto.

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Transmissão: Câmbio de dupla embreagem sequencial de sete velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Tem controle eletrônico de tração.

Potência máxima: 252 cv entre 5 mil e 6 mil rpm

Aceleração de zero a 100 km/h: 6,3 segundos

Velocidade máxima: 237 km/h.

Torque máximo: 37,7 kgfm entre 1.600 e 4.500 rpm.

Suspensão: Dianteira e traseira independente do tipo multilink. Oferece controle de estabilidade.

Pneus: 235/60 R18 (Attraction), 235/55 R19 (Ambiente) e 255/45 R20 (Ambition).

Freios: Discos ventilados nas quatro rodas. Oferece ABS com EBD

Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 m. Airbags frontais, laterais e de cabeça de série.

Peso vazio: 1.795 kg.

Capacidade do porta-malas: 550 a 610 litros.

Capacidade tanque de combustível: 70 litros.

Itens de série:

Attraction: Sistema Audi drive select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi smartphone Interface, Audi connect e sistema de navegação. Preço: R$ 244.990.

Ambiente: Acrescenta ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos e com memória para o do motorista, Audi virtual cockpit, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands free, assistente de estacionamento Parking assist e ignição por botão Keyless Entry. Preço: R$ 274.990.

Ambition: Adiciona pacote de luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas de leds com indicação dinâmica, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto pretos. Preço: R$ 292.990. Opcionais para Ambition: Pacotes Audi Side Assist, com exit warning, assistente de Tráfego Reverso e Pre sense traseiro (RS 6.500) e Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo, active lane assist e traffic jam assist (R$ 12.600).

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