A Agência Internacional de Energia, IEA, projeta que até 2030 haverá, pelo menos, 130 milhões de veículos elétricos rodando nas estradas no planeta. E estima ainda um crescimento anual de 24% nas vendas destes veículos no globo terrestre. Não em vão, as montadoras estão se preparando com novas propostas para responder a essa grande demanda, que é impulsionada pela maior conscientização do cuidado com os recursos naturais e pela redução da dependência do petróleo para a mobilidade. A Renault, por exemplo, aposta alto em seu compacto Zoe para atrair a atenção dos consumidores que buscam entrar na onda dos veículos sustentáveis. Ainda não há indicações de vendas no Brasil, mas algumas unidades já rodam na usina Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Visualmente, os faróis alongados se fundem com as linhas laterais e dão a sensação de se tratar de um veículo maior. Destacam-se as luzes em forma de meia lua, localizadas em cada extremidade da frente do carro. Ao centro, impera o logo da marca francesa, que também serve como tampa para o plugue de recarga do modelo. O Renault Zoe é o veículo elétrico mais comercializado na Europa. Na Colômbia, país onde foi realizada a avaliação, está disponível em duas versões: a básica Life e a top Ultimate. As duas se diferem principalmente pelo sistema de som Bose e pelas rodas de liga leve de 16 polegadas diamantadas, que só a configuração de topo traz.
O interior do Zoe tem acabamentos minimalistas e muito elegantes, combinando tons de bege e cinza. A tela central de sete polegadas se projeta de forma flutuante no console e ali é possível visualizar informações sobre o Zoe, além de baixar aplicativos, ouvir música e fazer chamadas a partir de um smartphone conectado via Bluetooth. Faróis automáticos, abertura e partida do veículo com chave presencial, sensor de chuva, controle de velocidade de cruzeiro, sensores traseiros, avisos sonoros que avisam os pedestres sobre a presença do veículo -carros elétricos são extremamente silenciosos — e controle de pressão dos pneus estão entre os itens de série. As duas versões também são equipadas com freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem e quatro airbags. Para segurança das crianças, inclui as âncoras Isofix, que permitem que os assentos de crianças sejam fixados de maneira mais fácil e confiável.
O Renault Zoe desenvolve 92 cv de potência e 22,4 kgfm de torque máximo — sendo que, por se tratar de um carro elétrico, esse torque está disponível desde o momento em que se pisa no acelerador. A autonomia ultrapassa 300 km com uma única carga em sua bateria de íons de lítio, localizada sob o piso da cabine e ligado a um sistema de recuperação de frenagem, que ajuda a recarregar as baterias a cada freada ou desaceleração.
O veículo integra um cabo de recarga doméstico dobrado sob o losango central dianteiro, que pode ser conectado a uma tomada para recargas de até 3,7 KW. Uma carga semirrápida pode ser aplicada com carregador de parede de 3,7 a 7 kW ou em estações de carregamento público entre 11 e 22 kW. Os tempos de recarga variam de 20 horas, em conexões domésticas, a 2 horas e 40 minutos, nos pontos de carregamento coletivo.