BYD Dolphin e GWM Ora 03 têm muito em comum. São hatches elétricos, feitos na China e acabam de chegar ao Brasil. Além disso, o Dolphin é tabelado a R$ 149.800 e o Ora 03 sai por R$ 150 mil – esses preços podem mudar a qualquer momento, por causa da volta do imposto de importação.
No visual, o Dolphin tem linhas mais contemporâneas e retas. No Ora 03, o estilo remete a clássicos como VW Fusca, Mini Cooper e Porsche 911. No BYD, as rodas são de 16 polegadas, e no GWM, de 18″.
O BYD é mais curto (4,12 metros), mas tem distância entre eixos maior, de 2,70 m. No GWM, os números são de 4,26 m e 2,65 m, respectivamente. Na prática, o espaço interno de ambos é muito bom.
No porta-malas, a vantagem é do Dolphin. São 345 litros de capacidade, ante 228 litros do rival. Para comparação, o bagageiro de um VW Polo tem 300 litros.
LEIA TAMBÉM: Conheça os 5 fatores que fizeram a BYD dominar o mercado de carros elétricos
Cabines
A cabine do Ora 03 é sóbria, embora possa vir com cores chamativas, conforme a versão. No acabamento, predomina o plástico e há revestimentos que imitam couro.
Há vários porta-objetos e entradas USB. Duas telas de 10,25″ formam uma peça única. Para ligar o motor, basta pisar fundo no freio, mas o carro só arranca se os cintos de segurança estiverem afivelados.
O Dolphin tem cabine mais moderna e só ele traz tela giratória, de 12,8″, da central multimídia. Nos dois, há espelhamento de celular via Android Auto e Apple CarPlay, mas falta o carregador por indução.
O painel de instrumentos do BYD é uma tela de apenas 5″. O plástico também impera, mas há materiais macios ao toque e bancos com estilo esportivo.
Itens de série
A lista de itens de série é mais enxuta no Dolphin que na do Ora 03. Porém, traz frenagem automática, assistente de subida em rampas e monitoramento de pressão dos pneus.
No GWM, o pacote inclui controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, assistente de manobras de estacionamento e leitura de placas. O Ora 03 tem sete air bags, ante seis do rival.
No motor (dianteiro em ambos), a vantagem do GWM é grande. São 171 cv de potência e 25,5 mkgf de torque, contra 95 cv e 18,3 mkgf no BYD. Como resultado, o Ora 03 acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e chega a 160 km/h. No Dolphin, são 10,9 segundos e 150 km/h, respectivamente.
Segundo as fabricantes, o Dolphin tem autonomia de até 291 km. O Ora 03 pode rodar 232 km entre as recargas.
De modo geral, os dois carros são voltados para uso urbano. O Ora 03 sobressai na agilidade das respostas e na lista de equipamentos. O Dolphin se destaca pela condução mais agradável, a despeito dos números de potência e torque.
Além disso, para melhorar o desempenho há o modo Sport. E, embora não tenha o mesmo nível de recursos do GWM, o BYD oferece mais comodidade e praticidade no dia a dia.
FICHA TÉCNICA GWM Ora 03
Preço sugerido: R$ 150 mil
Motor: Elétrico, na dianteira
Potência: 171 cv
Torque: 25,5 mkgf
Baterias: 48 kWh
Autonomia: 232 km
Comprimento: 4,23 metros
Largura: 1,83 metro
Entre-eixos: 2,65 metros
Fonte: GWM
Ficha técnica BYD Dolphin
Preço sugerido: R$ 149.800
Motor: Elétrico, na dianteira
Potência: 95 cv
Torque: 18,3 mkgf
Baterias: 44,9 kWh
Autonomia: 291 km
Comprimento: 4,12 metros
Largura: 1,77 metro
Entre-eixos: 2,70 metros
Fonte: BYD
PRÓS E CONTRAS
ORA
PRÓS: Equipamentos
Lista de itens de série é ampla e inclui vários recursos de auxílio ao motorista; motor garante boas respostas
CONTRAS: Autonomia
Com as baterias “cheias”, hatch roda 59 km menos que rival e tem porta-malas menor
DOLPHIN
PRÓS: Conjunto
Hatch chinês é bom de dirigir, tem amplo espaço interno e central multimídia, com tela giratória, é intuitiva
CONTRAS: Potência
Além do motor ter 76 cv a menos que o do concorrente, lista de itens de série é menor