Ícone do site Tribuna de Minas

Tribuna testa Chevrolet Equinox 2019, que herda motor do Camaro

08
PUBLICIDADE

Depois de embarcar no Chevrolet Equinox 2019 para um test drive que duraria todo o fim de semana, passei no supermercado para fazer o rancho e meti o carrão na BR-040 rumo a meu domicílio, e aí o primeiro susto. Passando pelo mirante, surpreendo-me com o mostrador do painel apontando 150km/h. “Isso tudo?! Mas eu nem…” Tiro o pé. A velocidade reduz para 120km/h, e as rotações estão a míseras 1.700 rpm. Pseudonerd, penso nos jargões dos filmes de ficção científica de segunda categoria e nas revistas em quadrinhos da longínqua infância: “Esta arma poderosa não pode cair em mãos erradas”. Todavia, alertara-me o gerente de vendas Felipe Toledo, da Planeta Chevrolet, que nos cedeu o possante: os itens de segurança acompanham toda a ferocidade do motor 2.0 turbo, herdado do Camaro americano, que entrega vigorosos 262 cv de potência, de longe o mais nervoso entre os principais concorrentes do SUV médio da GM.

PUBLICIDADE

Da versão 2018, que substituiu o Captiva, o Equinox manteve virtualmente tudo, ganhando apenas o alerta de detecção de pedestre com auxílio de frenagem. De resto, continua completíssimo desde a versão de entrada, a LT, que custa R$ 147.590, e superando expectativas na topo de linha, Premier (testada pela reportagem), que custa R$ 167.790. Embora, em termos de mercado, esteja atrás de carros como Jeep Compass, Hyundai ix35 e Kia Sportage, ocupando apenas a sexta posição entre os SUVs médios mais vendidos de 2018 (o líder absoluto dos SUVs continua sendo o Compass, cujo modelo de entrada parte de R$ 113.990, mas pode chegar a quase R$ 180 mil na versão turbodiesel topo de linha), o Equinox supera praticamente todos em termos comparativos quando se trata de tecnologia embarcada de série e desempenho.

PUBLICIDADE

A começar pelo brutal trem de força de 2.0 litro com torque de 37 kgfm – alimentado somente a gasolina -, administrado por um câmbio automático de 9 velocidades, que faz o carro trabalhar sempre a giros suaves, geralmente abaixo de 2.500, 2.000 rpm. Isso, entretanto, não significa necessariamente economia de combustível, já que o motorzão consome bem para manter a saúde na condução dos 2.200kg brutos do Equinox. O Inmetro aponta consumo de 8.4 km/l na cidade e 10.1 km/l na estrada, a depender sempre do pé do motorista.

Experiência segura

PUBLICIDADE

Na hora de devolver o carro, brinco com Felipe que, com toda essa potência, o bicho é um perigo, e ele chama atenção para os itens de segurança do SUV, que são muitos: controle de estabilidade e tração, suspensão independente nas quatro rodas, tração integral permanente nas quatro rodas no sistema AWD, acionado por botão, que regula o envio de torque para uma ou outra roda, segundo a necessidade do carro para aumentar a aderência à pista, além dos alertas de ponto cego, de colisão frontal, de movimentação traseira, de mudança de faixa – há inclusive um assistente de permanência dentro da faixa, que corrige a trajetória caso o motorista dê bobeira -, controle de frenagem em descidas… tudo para fazer da condução, além de prazerosa, uma experiência segura. Alertas vibratórios instalados no banco ajudam a manter a atenção (e o juízo também).

Conforto, espaço, confiança

PUBLICIDADE

A equação potência + segurança resulta em uma sensação de extrema confiança atrás do volante do Equinox. A resposta nas acelerações e retomadas é excelente, a estabilidade nas curvas idem, e a precisão da direção elétrica progressiva faz com que o freguês sinta o carro literalmente na mão. E há o conforto interno padrão Chevrolet: os bancos são revestidos em couro, com duas posições de pilotagem eletronicamente memorizadas para o motorista, o espaço interno é ótimo inclusive para os passageiros que vão atrás, já que o piso é uniforme, e o porta-malas é de respeito, com capacidade de volume para 468 litros – com os bancos rebatidos e ocupando espaço até o teto, pode chegar a 1.627 litros, mais que uma picape média (a Volkswagen Amarok, para se ter uma ideia, tem capacidade para 1.280 litros). O teto panorâmico, charmoso que só, é o maior da categoria.

Os itens de série e a tecnologia embarcada justificam o preço salgado do Equinox em sua versão Premier. Além de todos os itens de segurança e do conforto interno – o ótimo isolamento acústico é acompanhado de um conjunto de auto-falantes e microfones que praticamente anulam o ruído na cabine, daí o desavisado não perceber que estava a 150km/h -, há uma gama enorme de apetrechos tecnológicos, como o já conhecido sistema exclusivo On Star, que provê auxílio de uma central de atendimento direto com a Chevrolet, computador de bordo, central multimídia com tela LCD de 8 polegadas, indicador de vida útil de óleo e da calibragem dos pneus, sensores de luminosidade e de chuva, ar-condicionado dual zone e outros mimos, como abertura elétrica do porta-malas – é só passar o pezão sob a traseira e tampa se abre – e sistema remoto de partida do motor, com acionamento do ar-condicionado para entrar no carro já devidamente refrescado. E, mimo dos mimos, sistema de estacionamento easy park, que mapeia a vaga e faz a baliza sozinho. Parece que não, motorizado leitor, mas ainda assim é preciso ter carteira para dirigir.

<
>

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile