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Mustang abocanha metade do segmento de esportivos no Brasil

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Foto: Jorge Rodrigues/Carta Z Notícias

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Foto: Jorge Rodrigues/Carta Z Notícias
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As promessas de chegada do Ford Mustang ao mercado brasileiro já pareciam só promessas. Por anos falou-se da chegada oficial do modelo, mas apenas em abril deste ano ele passou a ser vendido pela Ford no mercado nacional. Esportivo mais vendido dos Estados Unidos há mais de cinco décadas, o cupê era uma certeza de sucesso da fabricante norte-americana no Brasil. Mesmo assim, os números impressionam. Desde que ficou disponível nas concessionárias, foram emplacados até o final do mês de julho 696 unidades, ao preço de R$ 299 mil cada. Para dar uma ideia, isso significa sete vezes as vendas do segundo colocado, o Porsche 911, e 35 vezes as vendas do rival norte-americano, Chevrolet Camaro. Por aqui, ele chega apenas em uma única versão, a GT Premium, que impressiona pela força de seu poderoso motor V8 e pelo recheio tecnológico que acompanha o “pony car”.

O propulsor que anima o Mustang GT Premium é um 5.0 V8 aspirado, chamado de Coyote, que trabalha em conjunto com um câmbio automático de nada menos que 10 marchas e com seis embreagens internas. Ele é capaz de gerar 466 cv de potência a 7 mil giros e 56,7 kgfm de torque máximo a 4.600 rpm. O trem de força consegue fazer com que o cupê parta do zero e atinja 100 km/h em apenas 4,3 segundos, de acordo com dados da própria Ford, e chegue aos 250 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. Em relação aos outros mercados em que o modelo é vendido, só há uma configuração mais potente: a Shelby, que é equipada por este mesmo propulsor V8 aumentado para 5.2 litros, que gera 60 cv a mais.

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Foto: Jorge Rodrigues/Carta Z Notícias

Quanto aos equipamentos, o Mustang GT Premium chega com oito airbags, controle de tração e estabilidade, monitoramento de fadiga do motorista, alerta de ponto cego, câmara de ré com sensor de obstáculos e diversos recursos de direção semiautônoma, como farol alto automático, sensor de chuva e de luminosidade, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de monitoramento de faixa, alerta de colisão e sistema de detecção de pedestres, capaz de acionar os freios. Há ainda faróis full led, rodas aro 19, aerofólio traseiro, volante com aquecimento, ar digital duplo, bancos dianteiros aquecidos e com ajustes elétricos, direção elétrica adaptada ao modo de condução, luz ambiente personalizável, sistema multimídia Sync 3 com controle por voz, GPS e conexão com Android Auto e Apple Car Play, sistema de som Shaker desenvolvido especificamente para o modelo e painel de instrumentos digital com 12 polegadas configurável.

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Outro destaque está nos modos de condução. São seis pré-definidos, Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag e Molhado, que alteram o comportamento do câmbio, da direção, do painel, do acelerador eletrônico, da suspensão, do ABS, do controle de estabilidade e ainda do ruído do escape. Mas há a possibilidade do motorista selecionar, manualmente, como prefere esses recursos se combinem, optando pela configuração personalizável My Mode.

Além de todo esse conteúdo, o Mustang GT Premium recebe também um pacote batizado como Performance Pack. Ele inclui freios Brembo de alta performance, com seis pistões nos discos dianteiros, e radiador de maior capacidade, diferencial com deslizamento limitado e sistema de suspensão adaptativa Magneride, com amortecedores controlados eletronicamente. Esses amortecedores conseguem alterar a rigidez quando submetidos a uma carga elétrica. A carroceria também traz alguns diferenciais que ajudam a melhorar o desempenho aerodinâmico, como o próprio aerofólio traseiro e grade que se fecha automaticamente, para reduzir o arrasto.

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Foto: Jorge Rodrigues/Carta Z Notícias
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