A Volkswagen tem investido pesado em sua linha de elétricos, e, com isso, carros tradicionais da marca têm destino incerto. É o caso do Golf, um dos modelos mais icônicos e desejados da VW, em produção desde 1974. No Brasil, foram importadas e feitas várias gerações do hatch médio, que amealharam muitos fãs.
Pois a VW trouxe ao país uma unidade do novo Golf GTI europeu. Trata-se da versão mais recente, da 8ª geração, batizada de “Golf 8,5”. Aliás, imagens do carro flagrado no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, rapidamente viralizaram na internet.
O exemplar faz parte das ativações da marca no Rock in Rio 2024, que vai até este domingo, na capital fluminense. Por ora, a montadora não confirma a retomada das vendas do modelo no país.
Segundo a VW, a vinda do carro também é parte das celebrações de 50 anos de produção. O último Golf vendido no Brasil foi o híbrido GTE, ainda de 7ª geração, que teve poucas unidades importadas em 2019. Desde então, o hatch está fora da linha da marca no país.
Como é o Golf GTI 8,5
Na geração 8,5, o Golf GTI traz várias novidades da gama de produtos da empresa vendidos na Europa. Há, por exemplo, logotipo iluminado na grade frontal. O escudo acompanha a iluminação de LEDs que conecta os faróis e dá um estilo bem moderno à dianteira.
O visual, evidentemente, remete à esportividade. Nesse sentido, contribui a enorme tomada de ar com grade do tipo colmeia no para-choque.
Conforme a Volkswagen, o exemplar traz vários opcionais, como rodas de liga leve de 19 polegadas pintadas de preto. A cor da carroceria, cinza, contrasta com o teto preto brilhante. No mercado europeu, essa configuração sai por 53 mil euros, equivalentes a R$ 330 mil, na conversão direta. Porém, ser voltar a ser vendido aqui, a tabela deverá ficar próxima de R$ 400 mil.