Ícone do site Tribuna de Minas

Naked Ducati Monster 1200 celebra 25 anos com edição especial

1. Ducati Monster
2. Ducati Monster
Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

A Ducati Monster foi apresentada pela primeira vez no Salão de Motos de Colônia, na Alemanha, em 1993. E em poucos anos atingiu status icônico, quebrando tabus. Tanto que foi o modelo responsável pelo lançamento da categoria de motocicletas de naked esportivas e, desde a sua chegada, um grupo robusto de fãs cresceu em torno dela. Por isso mesmo, após 25 anos do início de suas vendas, a Ducati quis celebrar seu quarto de século com uma edição especial, que além de comemorar essas duas décadas e meia de existência, também anuncia algumas mudanças que poderão ser promovidas em uma nova geração do modelo.

A edição de aniversário da Monster 1200 tem apenas 500 unidades, todas numeradas. Ela se destaca pelas três cores da bandeira italiana — vermelha, branca e verde — em sua carroceria e chassi, inspirada no modelo Monster S4RS Testastretta Tricolore, de 2008. O banco também recebe a logo especial criada para identificar a série. As rodas Marchesini e o seu chassi tubular na cor dourada são uma referência à Ducati M900, projetada por Miguel Ángel Galluzzi nos anos 90.

PUBLICIDADE
Foto: Divulgação

Na frente, as manetes de embreagem e freio são novas, assim como os espelhos, as manoplas e o guidão. Atrás, foi descartado o suporte de placa original para dar lugar a outro, produzido em alumínio. E como em qualquer modelo esportivo de alta cilindrada premium que se preze, não falta fibra de carbono em sua construção, cobrindo a tampa da chave, o protetor de escape e os para-lamas.

PUBLICIDADE

Em termos técnicos, a Monster 1200 inclui na frente amortecedores telescópicos invertidos com 48 mm e totalmente ajustáveis, um amortecedor traseiro ajustável e um amortecedor de direção, todos da marca Öhlins. Suporte dinâmico, sistema de freios Brembo M50 com pinças monobloco e discos frontais duplos de 330 mm e traseiro de 245 mm também estão na série. O pacote eletrônico tem modos de pilotagem, ABS para curvas, controle anti-wheelie, controle de tração e quick shift.

O motor é a versão mais recente do Testatretta 11 DS, com dois cilindros em “L”, comando desmodrômico e arrefecido a líquido de 1 198 cm³. Ele é capaz de desenvolver 147 cv de potência a 9.250 rpm e torque máximo de 12,64 kgfm a 7.750 giros. A Monster 1200 25° Anniversario estará disponível para a venda na Europa em setembro, pelo preço de 19.990 euros — equivalentes a R$ 90 mil. No Brasil, no entanto, a Ducati vende a Monster 1200 S — na qual a série especial é baseada — por R$ 61.900.

PUBLICIDADE
<
>
Foto: Divulgação

 

Sair da versão mobile