Ícone do site Tribuna de Minas

Continental UltraContact promete rodar até 80 mil km

Pneu Continental Divulgacao
(Foto: Continental/Divulgação)
PUBLICIDADE

Em média, os pneus de carros de passeio duram de 40 mil a 60 mil quilômetros no Brasil, segundo a Continental. Porém, a marca acaba de lançar no país o UltraContact, com promessa de rodar 80 mil km. A fabricante aposta tanto na nova linha que até oferece garantia para cobrir esse prazo.

Desenvolvido na Europa, o UltraContact feito em Camaçari, na Bahia, tem “uma receita diferente de compostos”, segundo Celso Pereira, gerente comercial de desenvolvimento de produto da Continental. “O UltraContact produzido no Brasil é adaptado às condições desafiadoras das ruas e estradas brasileiras. Sua estrutura é mais espessa e reforçada e oferece maior proteção contra os danos do uso diário”, diz.

PUBLICIDADE

Inicialmente, serão 18 versões para rodas de 14 a 19 polegadas. Além disso, a empresa informou que adicionará outras quatro opções de dimensões ao catálogo até 2025.

PUBLICIDADE

Comparativo

O “composto” é o material que forma o pneu. A Continental não revela os ingredientes da receita do UltraContact, mas permitiu a um grupo de jornalistas, inclusive do Jornal do Carro, visitar sua “cozinha” em Camaçari.

A instalação ocupa um terreno de 800 mil m2 e, segundo a empresa, a linha de produção tem altos níveis de automação e precisão. Assim, o foco dos operários é a supervisão das máquinas, que transformam, moldam e montam as partes dos compostos dos pneus.

PUBLICIDADE

No evento de lançamento, dirigimos carros calçados com o UltraContact em uma pista de testes. Também havia alguns com pneus da Goodyear e da Pirelli, de modo a permitir a comparação entre as marcas.

Os testes foram feitos com modelos da Volkswagen – sedãs Virtus e SUVs T-Cross, todos com motor 1.0 turbo e câmbio automático. O objetivo era demonstrar as diferenças de sensação entregues por cada tipo de produto.

PUBLICIDADE

De modo geral, o UltraContact se mostrou melhor ou equivalente aos concorrentes na prova de frenagem com piso molhado. Em outros testes, não deu para notar a diferença.

Segundo a Continental, na hora de comprar pneus o cliente procura por preço antes da marca. Assim, quem for “mais famoso” e tiver o melhor custo x benefício, se sai melhor.

Agora, a marca aposta na longevidade. Afinal, 80 mil km equivale a cerca de duas voltas em torno da Terra.

PUBLICIDADE

Considerando a média de rodagem anual do brasileiro, de 13 mil km, a nova linha da Continental pode acompanhar um carro por mais de seis anos. Para a garantia, são cinco anos contra defeitos de fabricação e até 80 mil km para quem adquirir o UltraContact em pares.

Para ter direito, o consumidor deve realizar alinhamento e balanceamento, além da revisão dos pneus a cada 10 mil km na rede de lojas da Continental. O pneu de entrada da nova linha UltraContact, nas medidas 175/65 R14, tem preço sugerido de R$ 379.

Outros destaques

KARDIAN DE ENTRADA
Em breve, a Renault lançará uma versão mais simples do Kardian no Brasil. A nova opção terá câmbio manual de seis velocidades igual à do Sandero RS. Vale dizer que essa configuração já é feita no País, mas para Argentina e México – seu motor é o 1.6 aspirado a gasolina de 113 cv. No mercado brasileiro, o “Kardian manual” manterá o 1.0 de três cilindros, flexível, com turbo, que gera 120 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, com etanol.

PUBLICIDADE

POLO E VIRTUS MAIS CAROS
Embora sem atualizações, a linha 2025 do Polo teve os preços reajustados em até R$ 1.500. Para as versões de entrada, Robust e Track, o aumento foi de R$ 700 e agora partem de R$ 89.990. Todos os Virtus também estão mais caros, com exceção do 170 TSI com câmbio automático – a mesma configuração, com caixa manual, subiu R$ 1 mil, para R$ 112.990. A Exclusive 250 TSI parte de R$ 155.990.

CAOA CHERY TIGGO 8 VEM AÍ
A linha 2025 do Caoa Chery Tiggo 8 será lançada no Brasil no fim da próxima semana. Embora a marca não tenha revelado detalhes, fontes ligadas à empresa informam que os preços sugeridos deverão ficar entre R$ 210 mil e R$ 220 mil. Ou seja, próximos ao de rivais como GWM Haval H6 PHEV19 e BYD Song Plus. Atualmente, o Tiggo 8 tem duas versões. Na de entrada, Max Drive, há motor 1.6 de 187 cv e 28 mkgf, além de câmbio automático de sete marchas, por R$ 179.990.

*o jornalista viajou à Bahia a convite da Continental Pneus. 

Sair da versão mobile