Ícone do site Tribuna de Minas

BMW X2 chega com motor 2.0 de 204 cv e transformação em SUV cupê

carro e cia bmw x2 divulgacao

BMW X2

carro e cia bmw x2 divulgacao bmw
BMW X2 parte de R$ 388.950 (Foto: Divulgação / BMW)
PUBLICIDADE

A primeira geração do BMW X2 dividiu opiniões. Classificado pela empresa alemã como SUV compacto, o carro era frequentemente visto como hatchback. Na segunda geração, que acaba de chegar ao Brasil, o X2 ganhou personalidade, elegância e foi transformado em SUV cupê. Além da versão XDrive 20i, com motor 2.0 a gasolina de 204 cv, a R$ 388.950, a marca alemã trouxe o iX2 XDrive 30i, 100% elétrico, a R$ 443.950.

Segundo a BMW, o X2 é um Sports Activity Coupé (SAC), estilo de carroceria lançado no X6, em 2008. Nomenclaturas à parte, o X2 compartilha a plataforma do SUV compacto X1. Assim, tem 2,69 metros de entre-eixos – são 2,2 centímetros a mais que no carro anterior.

PUBLICIDADE

No comprimento, o ganho de 20 cm se traduz em 4,57 m. Além disso, o SUV ficou 2 cm mais largo (1,85 m) e 7 cm mais alto – agora tem 1,57 m.

PUBLICIDADE

Visto de frente, o carro tem uma “cara” bastante agressiva graças, também, à nova grade – selada na versão elétrica. Os faróis mudaram e estão em posição mais elevada.

Visto de perfil, o novo X2 tem silhueta de cupê, com caimento suave do teto a partir da coluna “C”, que termina com um corte seco. A cintura alta e as janelas estreitas dão aspecto de esportividade ao BMW.

PUBLICIDADE

A traseira foi totalmente redesenhada. Agora, as lanternas têm estilo mais afunilado.

Ao Brasil, o X2 chega com pacote M Sport de série. Isso inclui rodas de liga leve de 20 polegadas com desenho exclusivo para cada versão, suspensão rebaixada em 15 mm, amortecedores de carga variável, som da Harman Kardon e revestimentos internos de couro, entre outros itens.

PUBLICIDADE

O multimídia com tela flutuante parece formar uma peça única com o painel de instrumentos digital. O sistema é pouco intuitivo e requer algum tempo de adaptação. Há um grande porta-copos e o console central é suspenso.

Acima dele, ficam os controles do sistema de som, modos de condução e câmbio. De modo geral, o acabamento agrada.

Interior do BMW X2 poderia ser mais intuitivo aos novos usuários (Foto: Divulgação BMW)

Bem equipado

PUBLICIDADE

Todos os comandos ficam à mão do motorista. Atrás, o SUV oferece conforto para três adultos com 1,80 m de altura, a despeito da “queda” na linha de teto. Aliás, o porta-malas cresceu 90 litros em relação ao anterior e tem capacidade de 560 l.

De série, destacam-se itens como assistentes de condução e estacionamento, várias câmeras, ar condicionado digital, teto solar e head-up display.

O motor 2.0 turbo gera torque de 30,3 mkgf a partir das 2.000 rpm e está acoplado ao câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens. Além disso, a tração é integral.

PUBLICIDADE

Como resultado, o modelo alemão pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos e chegar a 213 km/h, conforme a BMW. Como é de praxe nos carros da marca, o comportamento dinâmico é apurado.

Prós e contras

Entre as características de destaque avaliadas está o visual atualizado, que transformou o X2 em um elegante SUV cupê e ampliou espaço para pessoas e bagagens. Em contrapartida, como o sistema multimídia é pouco intuitivo, o usuário leva algum tempo para conhecer os comandos.

Ficha técnica – BMW X2 XDrive 20i

Preço sugerido: R$ 388.950

Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbo, gas.

Potência: 204 cv a 5.750 rpm

Torque: 30,3 mkgf a 2.000 rpm

Câmbio: Automatizado, 7 m.

Comprimento: 4,57 metros

Largura: 1,85 metro

Entre-eixos: 2,69 metros

Porta-malas: 560 litros

Fonte: BMW

Sair da versão mobile