Punta del Este, Uruguai – O Jeep Compass 2025 pode até não ter mudado muito por fora, mas recebeu novidades em versões, motorização e equipamentos, preços menores e até reforço no pós-venda. O SUV tem descontos que vão de R$ 5 mil a R$ 20 mil, além de duas novas configurações com motor 2.0 turbo de 272 cv, aquele mesmo que equipa a RAM Rampage. Com a nova linha, os valores da tabela ficaram entre R$ 179.990 e R$ 279.990.
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Pequenas alterações de estilo foram também aplicadas. Embora seja discreta, a maior delas é a grade com inclinação mais negativa, um toque de estilo advindo do Grand Cherokee. As rodas de aros 18 e 19 também são novidades.
Novo motor
Seja como for, a nova mecânica é o grande chamariz da linha 2025 do Jeep Compass. Chamado de Hurricane-4 (“furacão”, sendo que o quatro faz referência ao número de cilindros), o motor gera ótimos 272 cv de potência e 40,8 mkgf de torque, sempre associado ao câmbio automático de nove marchas e ao sistema de tração integral adaptativo. Na prática, o conjunto permite ao Jeep acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e chegar a 227 km/h de máxima.
O Hurricane de quatro cilindros está nas versões Overland, a R$ 266.990, e Blackhawk, a R$ 279.990. Elas substituem a antiga Trailhawk a diesel como as mais caras da gama do SUV médio. Sim, o Jeep perdeu sua opção mais voltada ao off-road, que representava menos de 5% das vendas. Podemos dizer aos jipeiros de plantão que foi uma decisão baseada “somente em negócios, ou seja, não foi pessoal.”
E por falar em diesel, na linha 2025 do Jeep Compass restou apenas a versão Limited, já que a Longitude também deu adeus. No visual, o destaque são os para-choques e saias pintados na cor da carroceria, assim como as rodas de 19 polegadas calçadas com pneus com líquido capaz de vedar furos pequenos por algum tempo
Mais recheio no Compass
Entre os equipamentos, a Jeep acrescentou mais recheio ao pacote de assistência de direção, com o dispositivo de centralização na faixa, que atua em conjunto com o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Na prática, o Compass 2025 contorna curvas de maneira semiautônoma, mas sem dispensar as mãos do motorista no volante, uma vez que sensores indicam se condutor está atento.
Um ponto crítico é o fato de os sete air bags (há um para os joelhos do motorista) estarem disponíveis apenas a partir da versão Limited. Este continua a ser um ponto negativo do Jeep feito em Goiana (PE).
Por outro lado, a garantia foi ampliada de três para cinco anos – a extensão vale também para carros seminovos a partir do ano/modelo 2022. Assim, um Compass 2021/22 que esteja com a garantia para acabar terá outros dois anos extras, o que amplia o prazo até 2026.
E por falar em garantia, a marca agora oferece blindagem nível 3-A com cobertura de fábrica. A escolhida para realizar o serviço é a hi-tech.
Impressões
Ao dar a partida no motor do Compass Blackhawk, surge um ronco contido. Mas basta acelerar para o ciclone mostrar a que veio. As arrancadas mostram que há muito vigor para tirar da inércia o SUV de 1.720 kg. A força do 2.0 turbo faz o corpo grudar no banco de uma maneira nada sutil. Contribui com isso o câmbio de nove marchas, com trocas suaves e precisas.
Na hora de encarar curvas, o Compass Blackhawk mostra que o acerto dinâmico foi feito pela Jeep de forma muito competente. A despeito do grande deslocamento de peso, o carro não se inclina exageradamente em frenagens, acelerações e mudanças rápidas de direção.
Os amortecedores com alta carga dão conta de manter o equilíbrio do SUV, embora sejam firmes quando lidam com irregularidades do pavimento. Nesse aspecto contribuem os bons pneus 235/45 R19.
A direção elétrica tem peso correto e é leve em manobras. E o sistema de tração integral desacopla a traseira automaticamente quando o 4×4 não é necessário, para não aumentar o consumo de gasolina.
Ficha técnica
Jeep Compass Blackhawk
Preço sugerido: R$ 279.990
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, turbo, gas.
Potência: 272 cv a 5.200 rpm
Torque: 40,8 mkgf a 3.000 rpm
Câmbio: Automático, 9 m.
Tração: 4×4, por demanda
Comprimento: 4,40 metros
Largura: 1,81 metro
Entre-eixos: 2,63 metros
Fonte: Jeep
CRÉDITO: Divulgação/Jeep
LEGENDA: *O jornalista viajou ao Uruguai a convite da Jeep do Brasil