Ícone do site Tribuna de Minas

Carro flexível mais econômico do país percorre até 17,4 km/l; veja o ranking

Carro flexível mais econômico do País percorre até 17,4 km/l
Kwid foi considerado o mais eficiente (Foto: Reprodução)
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publica regularmente a lista dos carros mais eficientes do Brasil. A tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV) classifica os modelos com base em aspectos como eficiência energética, consumo, autonomia e emissão de gases poluentes, por exemplo.

Assim, veículos com sistema flexível, que permitem o uso de etanol, são os mais bem classificados. Sobretudo quando aliados à eletrificação.

Portanto, a linha Corolla é a mais eficiente do país. De acordo com o ranking do Inmetro, o sedã pode rodar até 18,5 km com um litro de gasolina na estrada. No caso do SUV Cross, são até 17,7 km/l de gasolina em circuito rodoviário.

PUBLICIDADE

Porém, considerando os modelos sem qualquer tipo de eletrificação, o flexível mais econômico do Brasil é o Chevrolet Onix Plus. Na estrada, o sedã compacto pode rodar 17,4 km com um litro de gasolina.

A atualização da tabela ocorreu após a entrada em vigor da nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), no dia 1º de janeiro. Com as atualizações, muitos modelos ficaram menos potentes e outros tiveram de trocar de motor. É o caso da Fiat Toro, por exemplo.

Com base na nova tabela, o Jornal do Carro listou os dez carros com motor flexível mais econômicos e eficientes à venda no mercado brasileiro. O ranking, não por acaso, é dominado por hatches e sedãs compactos e, geralmente, com motor aspirado e transmissão manual. O Honda City, no entanto, é a exceção.

PUBLICIDADE

Por fim, o Mobi ficou de fora da lista porque o Inmetro ainda não divulgou seus novos dados de eficiência energética. O Fiat acaba de receber o motor 1.0 Firefly de até 75 cv.

Os critérios utilizados pelo JC são os seguintes: só entram carros com motor flexível. Híbridos não foram incluídos. A classificação foi feita com base no índice de eficiência energética, e não no consumo. Foi considerada a versão/trem de força mais eficiente.

PUBLICIDADE

Como resultado, o 1º colocado foi o Renault Kwid com motor 1.0 aspirado de até 71 cv e câmbio manual. Seu consumo energético é de 1,36 MJ/km.

Assim, o hatch feito em São José dos Pinhais (PR roda até 15,7 km com um litro de gasolina na estrada. Ou seja, 1,7 km a menos que o Onix Plus.

Confira a lista dos 10 carros mais eficientes do Brasil, segundo o Inmetro:

01. Renault Kwid 1,36

PUBLICIDADE

02. Chevrolet Onix Plus 1,39

03. Chevrolet Onix 1,41

04. Fiat Cronos 1,44

PUBLICIDADE

05. Volkswagen Polo 1,45

06. Peugeot 208 1,47

07. Hyundai HB20S 1,49

08. Hyundai HB20 1,49

09. Fiat Argo 1,50

10. Honda City 1,53

Sair da versão mobile