Ícone do site Tribuna de Minas

Caoa Chery Tiggo 8 já está à venda no Brasil

caoa chery tiggo 8 foto divulgação

Primeiros dias de vendas do Tiggo 8 têm surpreendido a própria Caoa Chery (Foto: Divulgação)

PUBLICIDADE

O Tiggo 8, maior e mais caro automóvel da Caoa Chery, começou a chegar às concessionárias brasileiras. Feito em Anápolis (GO), trata-se do primeiro SUV de sete lugares da marca produzido no País. Segundo informações da empresa, durante o lançamento (enquanto durarem os estoques do primeiro lote), o modelo sairá por R$ 156.900 e, após essa fase, o preço sugerido passará a ser de R$ 168.600.

A estimativa inicial era de emplacar cerca de 300 unidades do novo modelo por mês. Contudo, a empresa revelou ter comercializado 166 unidades logo nos três dias após a apresentação e que se aproxima de 190 vendas em sua primeira semana de loja. Isso levou a fabricante inclusive a rever sua produção, aumentando a quantidade de unidades montadas por mês de 300 para 500 veículos.
Conforme antecipado pelo “Jornal do Carro” em abril de 2019, o SUV tem motor 1.6 turbo de quatro cilindros com injeção direta de gasolina. Não há previsão para o lançamento de uma versão flexível. Batizado de Turbo GDi, esse propulsor gera 187 cv de potência e 28 mkgf de torque disponíveis a partir das 2.000 rpm. Entre os rivais do Tiggo 8 listados pela Caoa Chery está o Tiguan AllSpace, que é feito no México, também tem sete lugares e preço a partir R$ 143.990. O Volkswagen tem motor 1.4 turbo flexível de 150 cv e câmbio automático de seis velocidades.

PUBLICIDADE

O Tiggo 8 traz transmissão automatizada de duas embreagens e sete marchas. Essa caixa oferece duas opções de modos de condução (Sport e Eco) e trocas sequenciais por meio de alavanca em formato de joystick. Segundo informações da Caoa Chery, o câmbio tem lubrificação a óleo, o que garante mudanças de marcha mais rápidas e suaves. O novo SUV pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, informa a empresa.

PUBLICIDADE

O visual, que, segundo a fabricante, foi criado por desenhistas europeus, agrada. A grade é imponente, reúne elementos tridimensionais e é “cortada” por uma barra cromada que une os faróis, cujos ajustes são elétricos. A iluminação, aliás, é Full-LEDs. As luzes de uso diurno, formadas por quatro pontos quadrados, ficam na parte inferior do para-choque dianteiro.
Atrás, as lanternas avançam para o meio da carroceria. As rodas de liga leve de 18 polegadas, que são de série e vêm calçadas com pneus 235/55 R18, também chamam a atenção. O sistema de monitoramento de pressão projeta os dados no painel.

Bem equipado

Por dentro, o acabamento inclui metal escovado e peças em tom preto brilhante, materiais agradáveis ao toque e costuras aparentes. O console é elevado, os bancos têm bom apoio lateral (o do motorista oferece ajustes elétricos) e há sete opções de cor da iluminação interna.

PUBLICIDADE

A lista de itens de série é ampla. O painel, de 12,3″, é virtual, há central multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto e tela de 10,25″ sensível ao toque. Uma segunda tela, também sensível ao toque, permite ajustar o sistema de ar-condicionado de duas zonas. Há saída para a segunda fila de bancos e é possível ativar a refrigeração remotamente, pela chave.

Há teto solar, bancos revestidos com uma imitação de couro e carregador de celular por indução (sem cabo). Iluminação sob os retrovisores externos, botão de partida e chave presencial também são de série.

PUBLICIDADE

O SUV traz ainda câmeras e sensores, que identificam ponto cego e compõem sistemas como o de frenagem automática de emergência. O freio de estacionamento é elétrico, há seis air bags e fixação de assentos infantis Isofix. Segundo a empresa, o Tiggo 8 obteve nota máxima no C-NCAP, que avalia testes de colisão na China.

O SUV da Caoa Chery mede 4,7 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e tem 2,71 m de distância entre os eixos. Para comparação, o Tiguan AllSpace tem o mesmo comprimento, é 2 cm mais estreito (1,84 m) e 4 cm mais baixo (1,67 m). O entre-eixos do VW é 8 cm maior: tem 2,79 m.

A capacidade do porta-malas do Tiggo 8 é de 891 litros com a terceira fila de bancos recolhida e de 193 litros se todos os assentos estiverem ocupados. Também é possível rebater a segunda fila para transportar objetos grandes, como pranchas de surf, por exemplo. Nesse caso, a área livre para levar carga sobe para 1.930 litros.

PUBLICIDADE

A carroceria do Tiggo 8 tem 21,2 centímetros de altura em relação ao solo, 20º de ângulo de entrada, 23º de ângulo de saída e 35º de ângulos de inclinação lateral. A garantia total do novo modelo é de três anos.

O novo SUV da Caoa Chery está disponível com quatro opções de cor para a carroceria: branca, prata, preta e cinza.

Sair da versão mobile