Trio de versões
A BMW iniciou, no Brasil, a pré-venda do Série 1 2019. Serão disponibilizadas três versões: o 120i Sport, o 120i Sport GP e o 125i M Sport. Os carros custarão R$ 139.950, R$ 149.950 e R$ 194.950, respectivamente. Os lançamentos se juntam à opção M140i, topo de linha, que já está disponível e custa R$ 294.950. A tração é sempre traseira e o motor das três variantes é sempre um 2.0 de quatro cilindros turbo, mas com duas potências diferentes: 184 cv nas duas primeiras configurações e 224 cv na 125i.
Vestida de preto
No fim de abril, a Chevrolet venderá no Brasil a série especial da picape S10 Midnight. A configuração, criada nos Estados Unidos, se destaca pela carroceria preta e acabamentos em tons escuros. A empresa afirma que, mais para frente, outros modelos também serão lançados nos mesmos moldes. O motor é o mesmo 2.8 turbodiesel de 200 cv com câmbio automático de seis marchas e tração 4X4 com reduzida. O preço, no entanto, ainda não foi informado.
Alongamento promovido
A nova geração do Audi A6 Avant foi “esticada”. Com 4,94 metros de comprimento, 1,89 m de largura e 1,47 m de altura, a perua ganhou mais espaço no porta-malas, que passa a ser de 565 litros. No design, destacam-se os faróis de led a grade hexagonal ampla e as grandes entradas de ar nas laterais dianteiras. As lanternas da traseira acompanharam o crescimento do veículo e ficaram mais alongadas. Os motores são um 3.0 V6 a gasolina de 340 cv ou 3.0 V6 a diesel de 286 cv ou 230 cv. A transmissão é sempre automática, com oito marchas.
Reparo no motor
Mais um anúncio de recall foi feito no Brasil. Dessa vez, é a Ford que chama a atenção dos proprietários do EcoSport com motor 1.5, já nas linhas 2018 e 2019. Cerca de 21 mil unidades estão envolvidas em função de um suposto problema no motor, que pode desligar sozinho.
Caminho da eletricidade
A BMW vai investir cerca de R$ 29 bilhões – 7 bilhões de euros – na fabricação de carros elétricos e autônomos. O objetivo da montadora é se tornar, até 2025, a líder do mercado de luxo entre os carros do segmento. Todo esse dinheiro será usado para o lançamento de 12 modelos elétricos e mais 13 híbridos nos próximos sete anos.
Mais segurança
A Maxi-Cosi acaba de lançar, no Reino Unido, a primeira cadeirinha infantil com airbag. A AxissFix foi criada para receber crianças entre 61 e 105 centímetros de altura. O modelo conta com fixação Isofix e base giratória, que facilita a acomodação da criança no carro. Dois pequenos airbags ficam instalados nas ombreiras. No caso de colisões, um sensor é acionado e os airbags são inflados. De acordo com informações da empresa, a quantidade de força nas vértebras, cabeça e pescoço de uma criança diminuiu em 55% com o uso da novidade.
Planeta limpo
Garantir a sustentabilidade no mercado automotivo envolve outros aspectos além da preocupação com a emissão de poluentes causada pelos propulsores a combustão. Iniciativa promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, a reciclagem de filtros já alcançou a marca de mais de 10 milhões de unidades reaproveitadas nos últimos seis anos. A ação acontece nos estados de São Paulo, Paraná e Espírito Santo e está em fase de estudo para implantação no Mato Grosso do Sul. Para este ano, a previsão é reciclar mais de 3 milhões de filtros usados.
Quarto aniversário
O Complexo Industrial da Nissan em Resende, no Rio de Janeiro, completou quatro anos neste mês. E só neste último ano, recebeu 600 novos trabalhadores, chegando a um total de 2.400 funcionários. Com isso, deu início ao segundo turno de operações, para a fabricação do SUV compacto Kicks. No total, já saíram dali mais de 200 mil automóveis brasileiros. Deste total, 30 mil foram exemplares destinados à exportação. Além do Kicks, são fabricados no Brasil o hatch March e o sedã Versa.
Internet das coisas
A Ford testa a chamada tecnologia C-V2X na China, que permite a comunicação via celular do “veículo-com-tudo”. Considerada o futuro da conectividade avançada, esta tecnologia pode melhorar a segurança e a eficiência do tráfego, dando suporte à direção autônoma em todo o mundo. Ela amplia a capacidade de o veículo ver, ouvir e entender o ambiente ao redor, incluindo cruzamentos sem visibilidade e condições de mau tempo. Os testes começaram no final de 2017, na Zona Piloto Nacional de Veículos Inteligentes em Xangai, a primeira área de demonstração de carros conectados da China.