Finalmente, chegam ao mercado os compactos Fastback e Pulse com o conjunto T200 Hybrid. A Fiat é a primeira marca do Grupo Stellantis a oferecer o sistema com gerador elétrico, que funciona como motor de partida e alternador, integrado a um motor flexível que pode queimar etanol.
Além de alimentar uma bateria auxiliar, o conjunto visa reduzir as emissões de poluentes. Nos dois modelos, o recurso está disponível nas versões Audace e Impetus, com tabela de R$ 125.990 a R$ 140.990, no caso do Pulse, e de R$ 151.990 e R$ 161.990 no do Fastback.
Segundo informações da Fiat, o sistema híbrido leve atua em conjunto com o motor T200 e o câmbio automático CVT de sete marchas virtuais. Trata-se do 1.0 flexível de três cilindros que gera até 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, com etanol.
Ou seja, não houve aumento de potência e torque. Entretanto, a marca garante que isso gera maior eficiência energética por um custo acessível.
Ao rodar 100% do tempo em ciclo urbano, o Fastback ficou, em média, 11,5% mais econômico com gasolina e 9,8% com etanol. No caso do Pulse, a redução foi de 10,7% com os dois tipos de combustível, de acordo com dados da marca.
Ainda de acordo com a Fiat, embora o gerador elétrico não possa mover o carro sozinho, o sistema híbrido leve consegue gerar torque adicional, o que contribui para reduzir o consumo. Além disso, o dispositivo recarrega as baterias de chumbo-ácido de 68Ah e de íons de lítio de 11Ah, ambas de 12V.
A chamada tecnologia “dual battery” fornece energia ao motor elétrico. Assim, o sistema gera potência adicional de até 3 kW (o equivalente a cerca de 4 cv), conforme a Fiat.
O funcionamento do sistema pode ser conferido pelo motorista no novo painel digital, com tela de 7 polegadas na versão Impetus e de 3,5″ na Audace. No Fastback, a tela é sempre de 10,1″. As imagens mostram o que ocorre em cada fase de operação do conjunto.
Funções
O novo sistema dos modelos da Fiat tem quatro funções. O e-Start&Stop, além de atuar nas paradas, corta a injeção de combustível do 1.0 em desacelerações e prioriza a regeneração de energia.
O e-Assist, por meio da energia das baterias, fornece torque extra em acelerações e retomadas de velocidade. Isso ajuda a reduzir o consumo.
Alternador Inteligente: gerencia, de forma automática, a carga enviada às baterias. Por fim, o e-Regen transforma a energia mecânica gerada nas desacelerações em eletricidade. Conforme a Fiat, o sistema regenera até 25% da energia que seria desperdiçada em um motor convencional.