Ícone do site Tribuna de Minas

Radar – Nissan lança March Rio 2016

ESPÍRITO OLÍMPICO

PUBLICIDADE

De carona nas edições especiais de competições esportivas, a Nissan aproveitou seu patrocínio às Olimpíadas Rio 2016 com uma versão do hatch March. Baseada na configuração SL, a Rio 2016 chega às concessionárias ainda neste mês, com motor 1.6 flex de 111 cv e preço de R$ 53.900. São mil unidades numeradas e as principais alterações são no exterior. Há teto preto brilhante, rodas de liga leve de 16 polegadas pretas, saias laterais, grade dianteira com a numeração da série, retrovisores coloridos e emblema dos jogos na saia frontal e no para-choque traseiro. As cores disponíveis são prata, branco e preto.

PUBLICIDADE

DO NORTE AO SUL

A DAF Caminhões já vende em todas as regiões do Brasil a linha 2016 de seu pesado CF85 e extrapesado XF105. Os modelos foram apresentados para o mercado durante a última Fenatran, em novembro do ano passado. A principal novidade está no novo CF85, comercializado no país em versões 4X2 e 6X2 e equipado com motor 12.9 litros de 360 cv e 410 cv. Em seu quinto ano de Brasil, a DAF já conta com 21 centros de venda e oficinas espalhados pelo país, sendo oito na região Sul, sete no Sudeste, quatro no Centro-oeste, uma no Nordeste e outra no Norte.

PUBLICIDADE

PREVISÕES DIVULGADAS

A Apple já definiu em que época será apresentado seu primeiro veículo elétrico e autônomo: entre 2019 e 2020. As vendas, no entanto, só devem começar em 2021. E a gigante tecnológica trabalha, inclusive, com uma expectativa de preço para seu inédito modelo. A intenção é que ele custe cerca de US$ 75 mil, ou seja, algo em torno de R$ 280 mil. Cerca de 80% da produção será terceirizada e atualmente já existe uma equipe com aproximadamente mil pessoas desenvolvendo o modelo.

UNIÃO DE FORÇAS

A Alemanha quer facilitar o desenvolver do mercado de veículos híbridos e elétricos brasileiro. E vai investir nessa ideia 5 milhões de euros, o equivalente a R$ 20 milhões, a partir do início do ano que vem. O país europeu trabalhará na formação de estratégias de disseminação, na criação de um marco regulatório para uso dos carros verdes por aqui e em estratégias de incentivo à criação de tecnologias inovadoras. Para isso, a quantia será aplicada na preparação de estudos, contratação de consultores, cursos de capacitação e realização de missões e visitas técnicas para entender iniciativas neste segmento em diversas partes do mundo. Membros do governo alemão atuarão como “supervisores” do processo e, aproveitarão os resultados para aplicação também por lá.

PUBLICIDADE

PASSO À FRENTE

A Renault prepara a chegada do novo Duster para o próximo ano. A segunda geração do modelo terá uma versão com entre-eixos maior e opção de sete lugares. A proposta da Renault é de melhorar substancialmente a qualidade do acabamento, frente à atual geração. Além disso, a marca francesa lançará ainda este ano os facelifts do sedã Logan e do hatch Sandero. A data escolhida estrategicamente para isso é o Salão de Paris, na França, que acontece em setembro.

NOVO INTEGRANTE

PUBLICIDADE

A Porsche mostrou, na Europa, o motor de quatro cilindros para o Macan e já garante a vinda desta motorização para o Brasil ainda este ano. Trata-se de um 2.0 turbo de 252 cv e 27,8 kgfm de torque, sempre equipado com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades. O utilitário acelera de zero a 100 km/h em 6,7 segundos. Quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono, esse tempo é reduzido para 6,5 s. A velocidade máxima é de 229 km/h.

DE BAIXO PARA CIMA

A Honda renovou a linha de entrada da sua moto mais vendida no País. A CG Start agora passa a contar com motor de 160 cc, que era oferecido nas versões mais caras. Movido apenas a gasolina, ele gera 14,9 cv a 8.500 rpm e torque de 1,4 kgfm a 6.000 rpm – antes eram 14,2 cv e 1,3 kgfm. Além do motor, há novos grafismos para o tanque e a tampa do reservatório de combustível é esportiva, de alumínio. As vendas começam em abril, com preço sugerido de R$ 7.390.

COM CAÇAMBA

PUBLICIDADE

A Jeep revelou um protótipo de picape para o Renegade. Denominada Comanche, ela tem caçamba com estilo retrô e teto de lona, também com visual “vintage”. Em relação ao jipinho vendido no Brasil, o Comanche ganhou 15 cm a mais no entre-eixos. O motor é o mesmo MultiJet 2.0 turbodiesel disponível nas configurações de topo aqui. A Comanche é apenas protótipo, sem nenhuma expectativa de se tornar modelo de produção seriada. Ela foi criada para participar do tradicional evento de trilhas Easter Jeep Safari, na próxima semana.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A fábrica da Hyundai, localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, passou nesta semana a enviar a linha HB20 para o exterior. Originalmente planejado e desenvolvido exclusivamente para o Brasil, o hatch compacto – lançado há quase quatro anos e que em 2016 é o segundo carro mais vendido no mercado nacional – passa a ser exportado para o Paraguai. A primeira remessa, de 600 unidades, é composta integralmente por exemplares da versão aventureira HB20X.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile