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Radar 16-03-17

carro-para-postCheia de planos

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A Audi já programa alguns lançamentos no Brasil em 2017. O primeiro carro a chegar será a nova geração do cupê A5, que compartilha plataforma e motores com o A4. Ainda no primeiro semestre, a montadora trará a segunda geração do utilitário Q5, que será fabricado na nova planta da Audi no México. No segundo semestre, será a vez do RS5, versão esportiva do A5 mostrada no Salão de Genebra, do RS3 reestilizado e mais potente e do SQ5, que também apareceram no evento na Suíça. Há espaço ainda para o TT RS nessa lista, com carroceria cupê e conversível.

Portfólio ampliado

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A Honda lançou uma nova versão de topo para o HR-V, a Touring. A variante adiciona itens de segurança e conveniência em relação ao HR-V EXL, antiga versão topo de linha. Entre os acréscimos, estão faróis de LED com luzes diurnas e lanternas traseiras com novo arranjo de luzes, também em LED. Por dentro, o HR-V ganhou airbags de cortina, retrovisor eletrocrômico, sensor de obstáculos na traseira e de chuva para os limpadores dianteiros. Há ainda detalhes cromados, como maçanetas e aros no entorno dos alto-falantes. O motor é o mesmo das demais versões: um 1.8 de 140 cv e câmbio CVT. O preço do novo HR-V Touring é de R$ 105.900.

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Popular turbinado


A Tata Motors mostrou no Salão de Genebra um protótipo de esportivo com nome de Tamo. Famosa por fabricar o carro mais barato do mundo, o Nano, e por comprar a Jaguar Land Rover, a empresa indiana quer investir em modelos que apelam para a esportividade. Com carroceria cupê, o carro tem dimensões compactas e portas em sistema de abertura do tipo “tesoura”, ou seja, para cima. De acordo com a fabricante, o motor do Tata Tamo é um tricilíndrico de 1.2 litro turbo, que gera 187 cv de potência e leva o modelo aos 100 km/h, partindo da imobilidade, em 6 segundos.

Na média

A Renault encerrou o primeiro bimestre de 2017 de forma estável. A marca francesa teve 6,6% de participação de mercado, nível igual ao registrado no mesmo período de 2016. Para isso, contribuíram as boas vendas do hatch Sandero, que fechou fevereiro na quinta posição entre os veículos mais vendidos, com 4.181 emplacamentos, e do Renault Master, líder há três anos do segmento de furgões com capacidade de até 3,5 toneladas de peso bruto total, que emplacou 451 unidades no último mês.

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Foco no planeta

A nova geração do Fiat 500, prevista para ser lançada até o fim de 2019, terá uma variante híbrida. A ideia é melhorar a eficiência energética do modelo e ampliar as opções de modelos com sistemas de propulsão alternativos no line-up da marca italiana. Com isso, é quase certo o fim das configurações com o atual motor 1.3 Multijet turbodiesel.

Na frente

O Chevrolet Onix foi o carro mais vendido da América Latina em 2016, de acordo com um levantamento recente da Focus2move, empresa global especializada em consultoria e mercado automotivo. No acumulado, foram 173.800 unidades do hatch, um crescimento de 26,6% em relação a 2015. O levantamento soma as vendas de 18 países da América Latina, entre eles Brasil, México e Argentina. A região emplacou 5,2 milhões de automóveis no período.

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Longo prazo

A Lamborghini planeja lançar nos próximos 10 anos um modelo totalmente elétrico. A demora em relação à execução do projeto se justifica na falta de tecnologias da marca para atuar neste tipo de segmento. Antes disso, só há mesmo a confirmação da produção do SUV Urus, marcada para o ano que vem, com motor híbrido concebido dentro da própria fabricante ou oriundo do Grupo Volkswagen, do qual a Lamborghini faz parte.

Confissão no tribunal

A Volkswagen se declarou, em audiência em Detroit, nos Estados Unidos, culpada pelo caso do Dieselgate. No início do ano, o grupo firmou um compromisso de pagar US$ 4,3 bilhões em multas, ou seja, R$ 13,6 bilhões. Mas existe a possibilidade de o juiz não aceitar os termos do acordo e essa conta ultrapassar os US$ 30 bilhões, algo perto de R$ 95 bilhões.

Primeiros passos

A Mitsubishi confirmou o desenvolvimento de uma nova geração para o Pajero Full. O projeto contará com o apoio da Nissan e utilizará a mesma plataforma do SUV Patrol. Em função do rigor com as normas de emissão de poluentes, existem grandes chances de aparecer uma versão com motor elétrico plug-in, provavelmente em uma motorização híbrida.

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