A Nissan apresentou o primeiro protótipo de veículo em todo o mundo a ser movido por uma Célula de Combustível de Óxido Sólido (SOFC), que funciona através de energia elétrica de bioetanol. Ela utiliza a reação de diversos combustíveis com oxigênio, incluindo etanol e gás natural, para produzir eletricidade. A Nissan vai realizar testes de campo em vias públicas no Brasil.
Venda antecipada
A Renault iniciou a pré-venda do novo Alpine Première Édition a partir de um aplicativo no site oficial da Alpine na internet. O modelo será limitado a 1.955 unidades, remetente ao ano da criação da marca. Com aceleração que vai de zero a 100 km/h em 4,5 segundos, o Alpine Première Édition terá especificações técnicas exclusivas que, junto com o preço de venda, serão comunicados no primeiro trimestre de 2017. A série limitada terá um preço final em torno de 55 mil e 60 mil euros na França, e a entrega aos primeiros clientes está prevista para o final de 2017. Ao reservar, mediante depósito de 2 mil euros, o futuro cliente pode escolher um número entre 1 e 1.955, conforme a disponibilidade. O console central do carro exibirá uma placa com o número escolhido pelo comprador, que também terá a possibilidade de escolher entre 3 cores de carroceria: azul Alpine, preto profundo e branco solar.
Em busca do sucesso
A Alfa Romeo anunciou os preços oficiais do Giulia para o mercado norte-americano. O modelo chega com preço de US$ 38.990, aproximadamente R$ 132 mil, na versão de entrada. Tido pela marca como fator importante para revivê-la em solo americano, o sedã tem porte semelhante ao da tríade alemã BMW Série 3, Audi A4 e Mercedes-Benz Classe C. O modelo de entrada tem motor 2.0 turbo de quatro cilindros e 280 cavalos. A versão intermediária (Giulia Ti) adiciona rodas aro 18 e interior mais refinado, por US$ 40.990 (R$ 139 mil). A versão Quadrifoglio ocupa o topo da gama e traz um motor V6 biturbo, capaz de gerar 510 cv. Segundo a Alfa Romeo, o modelo faz zero a 100 km/h em 3,9 segundos, atinge 307 km/h de máxima e custa US$ 73.595 (aproximadamente R$ 250 mil).
Nota máxima
O Ford Edge recebeu nota máxima de cinco estrelas em segurança na nova bateria de testes de impacto do Euro NCAP, programa que avalia o nível de proteção de veículos novos na Europa. Esse resultado confirma a avaliação de cinco estrelas que o crossover da Ford já havia recebido nos Estados Unidos do IIHS (Insurance Institute for Highway Safety). A proteção para crianças agora é avaliada com manequins maiores, representando crianças de 6 e 10 anos de idade, em vez dos “dummies” de 18 meses e 3 anos. Já o controle eletrônico de estabilidade foi removido dos itens de assistência de segurança por ter se tornado obrigatório por lei na Europa. Na proteção para pedestres, veículos como o Edge, que oferecem sistema de frenagem autônomo de emergência com detecção de pedestres, marcam pontos adicionais.