Novidade sustentável
Na Chevrolet, é cada vez maior a vontade de apostar na venda de automóveis elétricos no Brasil. E o modelo escolhido para essa movimentação seria o compacto Bolt. O subcompacto é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e tem máxima de 145 km/h. A potência de aproximadamente 200 cv e torque de 36,8 kgfm animam o carrinho, que tem 1.900 kg. Só as baterias pesam 440 kg, ou 23% do total do carro. Há chances de ser lançado por aqui ainda em 2018.
Foco na inclusão
A Hyundai vai retomar as vendas especiais do Creta para pessoas com deficiência que têm direito a isenções de impostos, paralisada há três meses. O preço segue em R$ 69.990, mas itens como rádio, comandos de áudio no volante e monitoramento de pressão dos pneus sairão da lista. Já o motor segue o 1.6 de 132 cv e transmissão automática de seis marchas e controles dinâmicos de estabilidade e tração seguem de série.
Comemoração tardia
A Volvo apresentou na Europa uma série especial para o sedã S60 e a perua V60. A edição é uma alusão ao título obtido no WTCC, o Campeonato Mundial de Carros de Turismo, em 2016. Batizada de Polestar Performance World Champion Edition, a versão fica disponível para as motorizações T5 e T6 a gasolina e D4 e D5 a diesel. Como diferencial, há rodas exclusivas de 19 polegadas, difusor e defletor traseiros e pomo de transmissão esportivo. A suspensão foi mexida e recebeu amortecedores e molas mais esportivas.
Reparo necessário
A Fiat abriu um chamado para 21.778 unidades do Argo, ou seja, quase todas que foram vendidas desde o lançamento do hatch. O problema é uma falha no chicote elétrico do volante de direção, que pode provocar seu rompimento. E como a suposta causa é o possível esmagamento provocado pela cobertura do airbag do volante, há risco de acionamento involuntário da bolsa inflável. O recall engloba todas as configurações disponíveis do modelo.
No papel
A Porsche confirmou o desenvolvimento de uma versão híbrida do 911. Oliver Blume, CEO da marca, alegou em entrevista que o modelo está sendo projetado e que pode ter autonomia de apenas 64 km em modo elétrico. Não há detalhes técnicos sobre o futuro esportivo, mas ele deve chegar ao mercado na metade do ciclo de vida da próxima geração do 911 convencional.
Turno extra
A Chevrolet iniciou as atividades do terceiro turno de produção na unidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul. O turno adicional envolve cerca de 700 trabalhadores diretos e 800 indiretos em todo o complexo. De acordo com a marca, a decisão visa atender à crescente demanda pelos modelos Onix e Prisma exportados para a América do Sul. O Onix é o carro mais vendido do Brasil nos últimos 26 meses e o Prisma segue como o sedã mais vendido do mercado nacional.
Nova fonte de renda
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que permite uma carteira de habilitação específica para condução de veículos com câmbio automático. O texto prevê que motoristas de carros automáticos não poderão dirigir modelos manuais, sob pena de cometer infração gravíssima, com multa e retenção do veículo. A proposta será analisada ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Larga escala
A Honda já produziu 1 milhão de motores de 160 cm³ desde 2014, quando o propulsor começou a ser fabricado para o lançamento da NXR 160 Bros. A motorização também equipa a linha CG. O propulsor é monocilíndrico, com comando único de válvulas no cabeçote, e tem 162,7 cc, com arrefecimento a ar e injeção eletrônica. A potência máxima está na casa dos 15 cv.
O chamado
A Mitsubishi vai realizar recall em vários modelos. As unidades produzidas entre 2015 e 2017 de Lancer, Lancer Evo X, Outlander, Outlander PHEV e ASX precisam reparar falhas identificadas no funcionamento do motor. Há inconformidades internas de soldagem detectadas no relé da unidade de controle do motor que podem provocar aquecimento anormal e defeitos no sistema elétrico. Pode haver desligamento inesperado do motor em movimento, aumentando os riscos de acidentes. O serviço já pode ser agendado.