Ícone do site Tribuna de Minas

Refinamento explícito

PUBLICIDADE

Um dos carros mais icônicos da indústria americana, o Camaro chegou à 6a geração com a mesma aparência agressiva que marcou a revolução do segmento, em 2009. Esta nova fase, segundo a Chevrolet, preserva o conceito de “muscle car” moderno, mas mudou quase tudo que ultrapassa a aparência. O novo modelo é mais leve, mais potente e chega com mais tecnologia embarcada em comparação ao anterior.

O motor segue a receita da geração anterior, com um V8 de 6.2 litros com injeção direta de gasolina, mas reprogramado para render 455 cv de potência e 62,9 kgfm torque na versão SS. A transmissão é automática de oito velocidades, com opção de trocas manuais através das aletas atrás do volante. A tração continua limitada as rodas do eixo traseiro. Nessa configuração, o Chevrolet Camaro acelera de zero a 100 km/h em quatro segundos.

PUBLICIDADE

A principal mudança é a nova plataforma, derivada do Cadillac ATS, mas com diversas modificações. São mais de 70% de desenvolvimento exclusivo para o Camaro. A nova base reduz em 90 quilos o peso total do modelo (1.671 quilos) e é 28% mais rígida do que a usada na geração anterior. Assim como no seu principal concorrente, o Ford Mustang, o Camaro agora utiliza suspensão independente nas quatro rodas (McPherson à frente, traseira multilink) e inclui a tecnologia Magnetic Ride, que muda a rigidez dos amortecedores em tempo real de acordo com as condições da estrada. Os freios são assinados pela renomada Brembo. Uma das novidades da geração é o diferencial traseiro de deslizamento limitado e um sistema de condução com quatro modos: Sport, Tour, Track e Ice.

PUBLICIDADE

O novo Camaro tem uma proposta mais requintada que o antecessor, não só por incorporar mais tecnologia, mas também pela qualidade dos materiais utilizados no acabamento. Se a 5a geração assustava pela simplicidade dos botões, os mesmos encontrados nos carros mais populares da marca, a Chevrolet trabalhou cuidadosamente na finalização da 6a geração do Camaro, que agora possui desenhos e formas próprias, além de toque macio.

Em termos de tecnologia, o novo Camaro incorpora a 2a geração do sistema de entretenimento MyLink, compatível com a Apple Car e Auto Android, e navegador GPS. Somando-se a isto um head-up display e os novos sensores de ponto cego e mudança de faixa de alerta. O som também recebeu mais zelo e agora é assinado pela Bose com nove alto-falantes.

PUBLICIDADE

A chegada da nova geração do Camaro ao Brasil foi confirmada recentemente pela Chevrolet. O modelo desembarca no país ainda neste ano e será uma das atrações da marca para o Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre 10 e 20 de novembro. Em comemoração ao lançamento, as 100 primeiras unidades que desembarcarem por aqui serão de uma série especial, batizada de Fifty, alusiva aos 50 anos do Camaro e baseada na versão SS. O nome da série comemorativa será estampado nos para-lamas dianteiros e no painel.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile