Ícone do site Tribuna de Minas

Symbioz é a nova aposta da Renault; veja imagens do modelo

Renault Symbioz3 editada destacada

(Foto: Divulgação/Renault)

Renault-Symbioz2-editada
<
>
(Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Revelado na França, o SUV médio Symbioz é a nova aposta da Renault para disputar vendas com modelos como Toyota Corolla Cross e Jeep Compass, entre outros. O novo carro tem 4,41 metros de comprimento (14 cm maior que o Captur, por exemplo) e utiliza a plataforma modular CMF-C, dedicada a veículos eletrificados. O Symbioz traz o conjunto híbrido batizado pela marca de E-Tech, cuja potência total é de 145 cv. O sistema é composto pelo motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina, que gera 95 cv, e outro elétrico, de 53 cv. Além disso, há um segundo motor elétrico, de 25 cv, que faz as vezes de alternador e o motor de partida. Segundo a Renault, o modelo pode rodar, em média, 21,7 km/l e as vendas na Europa começam no segundo semestre.

Detalhes do carro

PUBLICIDADE

O modelo é um híbrido, com o conjunto mecânico E-Tech, com 145 cv de potência. O sistema é composto de um motor a combustão 1.6 quatro cilindros de 95 cv, aspirado, junto de outro elétrico de 53 cv. Além disso, há outro motor elétrico, que substitui o alternador e o motor de partida, com 25 cv. Segundo a Renault, o consumo médio do Symbioz é de 21,7 km/l.

PUBLICIDADE

A transmissão automática também é específica para o conjunto, sendo quatro para o motor a combustão, e duas para o motor elétrico. A vantagem está no consumo, que a marca garante ser melhor que o da concorrência. Visualmente, o modelo tem elementos emprestados do novo Captur, como grade frontal e para-choque, bem como faróis e luzes diurnas, ambos em LED.

A traseira, no entanto, tem vincos e visual truncado, enquanto o interior tem visual simplista, com painel digital (10,3 polegadas) e central multimídia R-Link, posicionada na vertical, com 10,4 polegadas. Para quem precisa de espaço no porta-malas, o modelo oferece bons 624 litros, quando os bancos estão afastados para frente. Sem esse recurso, a medida desce para 492 litros.

PUBLICIDADE

Renault Symbioz tem boas soluções de espaço

Contudo, o SUV também explora bem a questão do espaço. Além do espaço para bagagem, há ainda 27,1 litros em porta-objetos no lado do passageiro, bem como 7 litros apenas para o porta-luvas. Itens de comodidade como saídas USB-C, uma na frente e duas na traseira, completam o conjunto. Além disso, versões mais caras tem carregador de celular por indução.

PUBLICIDADE

O SUV também oferece sistemas de auxílio à condução, com até 29 tecnologias diferentes. Isso inclui o Active Driver Assist (assistência à condução de nível 2), controle de cruzeiro adaptativo e sistema de reconhecimento de placas e sinais, bem como assistente de manutenção de faixa.

Por fim, o Renault Symbioz será fabricado na planta da marca em Valladolid, Espanha. Até então, foram confirmadas três versões do modelo: Techno, Spirit Alpine e Iconic. Entretanto, os preços pedidos ainda não foram relegados, mas a expectativa é que as entregas do SUV comecem no segundo semestre deste ano.

Sair da versão mobile