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Nova Honda CB1000 R evoca o espírito das café racer

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Foto: Divulgação
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Retrô e futurista são duas características um tanto contraditórias. Mas elas servem bem para definir a nova Honda CB1000 R Neo Sports Cafe. A linha 2018 da moto, que foi apresentada pela fabricante nipônica no ano passado, no Salão de Milão, deixou para trás o estilo naked, visto até então no modelo, para adotar linhas inspiradas nas motocicletas café racer. Só que em uma visão extremamente contemporânea e — como não poderia deixar de ser, em função das origens da fabricante — japonesa. A revitalização nítida fez a moto incorporar uma série de melhorias bastante significativas, suficientes para justificar uma renovação tão inesperada.

A começar pelo próprio motor, herdado da exuberante CBR1000 RR Fireblade, mas amansado. Em vez de 192 cv e 11,8 kgfm oferecidos na superesportiva, na Sports Cafe, o motor de quatro cilindros com 998 cc entrega apenas 145 cv de potência e 10,6 kgfm de torque. O modelo tem acelerador eletrônico com quatro modos de pilotagem — para chuva, direção padrão, condução esportiva e um último personalizável — que atuam sobre as configurações de potência, freio motor e controle de torque. A compressão foi elevada, os pistões são forjados e tanto a alimentação quanto os dutos de admissão e escape foram modificados. Tudo para adequar a CB1000 R às normas de emissões e, consequentemente, melhorar seu desempenho e eficiência. Soma-se aí a transmissão de seis marchas com relações mais curtas e uma nova embreagem deslizante e assistida, com modo antibloqueio — o que certamente contribui para uma sensação de pilotagem mais recompensadora.

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As rodas têm 17 polegadas e a iluminação é em led. Painéis de alumínio escovado adicionam requinte à estética do modelo. O quadro de instrumentos exibe uma luz que indica o momento certo de reduzir ou passar a marcha à frente. Ele também sinaliza qual o modo de pilotagem está acionado, além de indicar em que velocidade a transmissão está atuando.

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Dinamicamente falando, a nova CB1000 R Neo Sports Cafe é 12 kg mais leve que sua antecessora naked e mais compacta. Para isso, são utilizados garfos e amortecedores Showa na suspensão. E a Honda quer adicionar uma dose extra de luxo à nova café racer, com uma versão de topo capaz de aquecer as mãos do piloto e que oferece um pacote especial de acessórios. A CB1000R já é vendida na Europa e seu preço por lá parte de 13.250 euros, ou seja, algo em torno de R$ 55 mil. Esse preço, adicionado de impostos, levariam o preço do modelo no Brasil próximo dos R$ 100 mil, que reduz muito as possibilidades de passar a ser importado.

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