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Radar 13-04-2017

Bem vestido

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A Renault divulgou o lançamento de uma nova edição do Duster Dakar. Com nome de Dakar II, o modelo tem adesivos e emblemas da competição de rali nas partes externas e internas e rodas com detalhes diamantados. De série, ele vem com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, piloto automático, sensor de estacionamento, computador de bordo, sistema de atualização de trânsito em tempo real e farol de neblina. Tem ainda o pacote Outsider, disponibilizado à parte, que inclui alargador de para-lamas e protetor frontal com faróis adicionais na cor preta. O Duster Dakar II será vendido em três versões: a primeira com motor 1.6 de 120 cv, a segunda com motor 2.0 de 148 cv e câmbio automático, e a terceira com esse mesmo motor, mas com transmissão manual e suspensão traseira multilink. Os valores são de, respectivamente, R$ 74.090, R$ 85.670 e R$ 87.220.

(Foto: Divulgação)

Folhinha virada

A Indian já vende no Brasil a linha 2018 do modelo Chief nas versões Classic e Vintage. A mudança, porém, só altera as opções de cores para as duas configurações. A Classic é vendida em tom branco por R$ 69.990 ou pintura biton vermelha e preta, a R$ 71.990. Já a Vintage preta custa R$ 79.990, e a biton vermelha e creme é entregue por R$ 82.990. Os preços aumentaram em R$ 2 mil, e o motor segue um V2 de 1.811 cc, com 16,4 kgfm a 3 mil rpm de torque (e estimados 140 cv de potência), arrefecido a ar e óleo, associado ao câmbio de seis marchas.

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(Foto: Divulgação)

É o capeta

O Dodge Challenger SRT Demon teve a primeira imagem divulgada. O esportivo aparece com visual mais agressivo que a versão Hellcat do cupê, e tem rodas maiores a aerodinâmica melhorada. A marca não revelou a potência do motor, mas a expectativa é de que o desempenho seja ainda mais “bruto”, já que o novo modelo perdeu 90 kg em relação ao Hellcat por conta da utilização de materiais mais leves no interior. Todos os sistemas do carro, incluindo suspensão, transmissão, escapamento e eletrônica, foram retrabalhados para proporcionar um comportamento agressivo.

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(Foto: Divulgação)

Dor no bolso

O superesportivo EF7, desenvolvido pela Pininfarina em parceria com o ex-piloto Emerson Fittipaldi, teve seu preço revelado. De acordo com a empresa, o modelo custará US$ 1,5 milhão (aproximadamente R$ 4,7 milhões). Serão produzidas 39 unidades restritas para uso exclusivo em pista, mas a fabricante estuda a possibilidade de convertê-lo para uso urbano. O EF7 tem motor V8 aspirado de 600 cv e pesa em torno de mil quilos, graças à adoção de fibra de carbono e de ligas leves na estrutura do carro. Cada umas das 39 unidades fabricadas será customizada em homenagem a uma vitória de Fittipaldi na Fórmula 1 (14), na Fórmula Indy (22) e aos três títulos (dois na F1 e um na Indy). Por isso a quantidade de carros feitos.

(Foto: Divulgação)

Perspectiva de lucro

O Brasil poderá triplicar as exportações de automóveis para a Colômbia nos próximos três anos. A expectativa é fruto de um acordo firmado entre os dois países que exclui o recolhimento de 16% de imposto de importação, estabelecendo alíquota zero para automóveis, vans e veículos comerciais leves em 12 mil unidades no primeiro ano, 25 mil no segundo e 50 mil do terceiro ao oitavo anos. Com isso, as vendas para os colombianos, que somaram 17,5 mil unidades no ano passado, poderão chegar a 50 mil. Até 2020. E como a Colômbia não produz automóveis, por enquanto, o benefício é imediato para a exportação brasileira.

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Má fase

A Mitsubishi pode demitir 350 funcionários de sua fábrica de Catalão, em Goiás, nos próximos dias. A marca já dispensou 60 empregados de áreas administrativa e de engenharia. Desde 2014, aproximadamente mil colaboradores foram desligados da fabricante, que emprega atualmente 1.800 funcionários. Ali são produzidos os modelos da linha L200, Pajero Full e Outdoor, e o Suzuki Jimny.

Por cima

A Tesla alcançou valor de mercado de US$ 51 bilhões – cerca de R$ 160 bilhões – e se tornou a marca mais valiosa dos Estados Unidos. O feito foi conquistado graças a uma quantidade recorde de 25 mil carros vendidos no primeiro trimestre deste ano. Além disso, conta o fato de muitos investidores apostarem nos motores elétricos para a mobilidade sustentável do futuro.

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Versão nova

A Chevrolet vai aumentar as opções de trem de força da S10. A picape média ganhará, em breve, a opção de câmbio automático para o motor 2.5 flex – por enquanto, só as configurações turbodiesel dispensam o pedal da embreagem. A transmissão será a mesma já utilizada, e a variante ficará posicionada como topo de linha da gama flexível.

Reparo necessário

A Fiat convoca proprietários de 9.343 unidades da Toro 2.0 diesel por um defeito no sistema eletrônico de controle do motor. Segundo a fabricante, nestes exemplares, não está funcionando um dispositivo que permite o desligamento do motor quando a alavanca de câmbio está em posição diferente de P (estacionamento) e a velocidade do veículo for superior a 8 km/h. Esse dispositivo é indicado para situações de emergência, como um incêndio, quando é preciso desligar o carro ainda em movimento.

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