Ícone do site Tribuna de Minas

Radar

PUBLICIDADE

RECHEIO MELHORADO

A Lamborghini apresentou a linha 2016 do Huracán. O esportivo mantém o mesmo visual, mas mudou na parte tecnológica. O propulsor V10 5.2 litros foi equipado com sistema de desativação de cilindros, que permite reduzir o consumo e a emissão de poluentes ao trabalhar com a metade deles em velocidade de cruzeiro. Além disso, o modelo ganhou couro nas maçanetas e partes superiores do console central e saídas de ar pintadas em preto fosco. O modelo parte de 169.500 euros na Europa, cerca de R$ 688 mil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

NA MIRA DOS LADRÕES

Segundo a Carglass, empresa especialista em reparo e troca de vidros automotivos, o estepe e as bolsas dos ocupantes são os acessórios mais visados pelos bandidos. De acordo com a empresa, ambos têm 24% de incidência nos registros de roubos no Brasil. Outro objeto na mira dos ladrões continua sendo o som automotivo, com 15%. Ainda segundo o estudo, realizado entre setembro e outubro, 42% dos roubos ou furtos acontecem durante o período da noite, 36% de manhã e 22% à tarde. Em 93% dos casos, o veículo está estacionado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PERDAS E GANHOS

A produção de veículos no Brasil cresceu em outubro. Segundo a Anfavea, foram fabricadas 17,4% a mais de unidades em comparação com setembro, incluindo carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Já em relação a outubro de 2014, houve queda de 30,1%. O motivo para essa subida no último mês foi a volta de muitos funcionários de férias coletivas cedidas para adequar os estoques à demanda atual do mercado.

POUCO A MAIS

A Lada mostrou seu crossover XRAY, que começará a ser produzido em dezembro. Trata-se do segundo modelo inédito desta nova fase da marca russa – o primeiro foi o sedã Vesta. O visual é quase igual ao dos conceitos apresentados em 2013 e 2014, mas as lanternas traseiras foram remodeladas, as rodas estão menores e os faróis, com novos desenhos internos. Sob o capô pode estar um 1.6 litro de 106cv ou 114cv e ainda um 1.8 litros de 123cv. Todos os trens de força são fruto de uma parceria com a aliança Renault Nissan.

PUBLICIDADE

MELHORIAS SUTIS

A Porsche revelou pequenas mudanças que serão adotadas no utilitário esportivo médio Macan. Os faróis ganham luzes de leds e também leds diurnos. Além disso, há luz de curva junto aos faróis de neblina. A central multimídia Porsche Communication Management passa a ser de série em todas as versões, com tela “touch” de sete polegadas. A configuração Turbo ainda pode receber kit de customização com acabamento em Alcantara com costura contrastante e soleiras iluminadas nas portas. Por fora, o pacote engloba rodas de 21 polegadas, entradas de ar com acabamento preto brilhante, retrovisores esportivos e ponteiras pretas para o sistema de escape esportivo.

PUBLICIDADE

SEGURANÇA ADICIONAL

A Proteste Associação de Consumidores, em parceira com o Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina, o Latin NCAP, quer tornar o controle de estabilidade item obrigatório para todos os carros a partir do segundo semestre de 2017. De acordo com a entidade, o ESP é indispensável para a redução de acidentes. Além disso, a tecnologia conquista melhor resultado no teste de colisão feito pelo Latin NCAP. Nos Estados Unidos e na União Europeia, o ESP já é obrigatório e na Argentina isso acontecerá em 2018.

BATIDA GERAL

Condutores entre 26 e 35 anos são os que mais se envolvem em acidentes. É o que mostra uma pesquisa realizada pela seguradora Liberty. De acordo com o resultado, esse grupo foi responsável por 24.206 sinistros dos 155.726 totais registrados entre agosto de 2014 e julho de 2015, ou seja, 15,5% deles. Já os jovens entre 18 e 25 anos seguem logo atrás, com 10.935 ocorrências. Em ambos os grupos, a maior parte dos acidentes foi constatada na parte da tarde. A madrugada, embora apresente menos desastres, concentra a maior parte de sinistros com perda total – 27,6% no caso dos motoristas entre 26 e 35 anos e 34,7% entre os de 18 a 25 anos.

NOVIDADE EXTRA

A Fiat mostrou no Salão de Dubai a Fullback, picape média baseada na Mitsubishi L200 Triton. O veículo é fruto de uma parceria firmada em setembro de 2014 entre a Mitsubishi e a Fiat Chrysler para a criação de uma nova picape baseada na próxima geração da L200. A ideia é que o modelo concorra com Chevrolet S10, Ford Ranger e Nissan Frontier na Europa, Ásia, África e alguns países da América Latina. O Brasil, no entanto, está fora de cogitação.

Sair da versão mobile