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Tracker e Montana elétricos? GM e Stellantis aceleram passo para produção de veículos híbridos flex

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Chevrolet Tracker é um dos possíveis modelos a ganhar versão eletrificada (Foto: Divulgação/Chevrolet)
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A General Motors e o Grupo Stellantis, que reúne marcas como Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot, estão acelerando os processos de desenvolvimento de sistemas híbridos flexíveis no Brasil. Na semana passada, a GM anunciou investimentos de R$ 5,5 bilhões que serão aplicados em novos modelos e no Centro de Tecnologia responsável pelos futuros eletrificados da Chevrolet. A Stellantis, por sua vez, já produz as primeiras unidades de modelos com a tecnologia batizada pela empresa de Bio-Hybrid.

Os dois grupos terão mais de um tipo de carro eletrificado. Segundo o presidente da GM Internacional, Shilpan Amin, a nova tecnologia híbrida flex da empresa terá sistemas leves (MHEV) e plug-in (PHEV).

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Além disso, Santiago Chamorro, presidente da GM do Brasil, lembra que em 2025 a companhia completará 100 anos de presença no país e prepara novidades pare celebrar o marco. Embora ele não tenha revelado detalhes, tudo aponta para o Tracker e Montana como os primeiros a ter o sistema híbrido leve flex da marca.

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A novidade poderá utilizar como base o trem de força renovado do SUV e da picape. Ou seja, o motor 1.0 turboflex de até 116 cv deve receber sistema híbrido leve de 48 volts. O resultado é a maior eficiência energética, com redução do consumo de combustível e das emissões de poluentes.

Conforme publicado recentemente no site do Jornal do Carro, no início de 2025 a empresa também vai apresentar a nova linha Onix. Hatch e sedã terão novidades inclusive na mecânica, para cumprir as novas regras de emissões de poluentes do Proconve L8.

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Segundo Chamorro, “um novo modelo” chega ao Brasil em novembro. Tudo indica que será a nova geração do SUV Equinox com motor a combustão. Depois, virá a híbrida plug-in, a primeira da marca Chevrolet, que estreou no início deste ano nos Estados Unidos e está à venda também no México.

O SUV está em testes no Brasil com um conjunto que une motor 1.5 turbo a gasolina, que gera 172 cv de potência, e elétrico de 190 cv. Conforme a marca, as baterias garantem autonomia de cerca de 150 quilômetros no modo 100% elétrico.

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Stellantis

A Stellantis também anunciou novos investimentos (de R$ 2,1 bilhões), mas na fábrica de Córdoba, na Argentina. Ao mesmo tempo, a empresa deu início à produção das primeiras unidades de seu sistema híbrido flex, batizado de Bio-Hybrid, em Betim (MG). As informações são do site Automotive Business.

Segundo a reportagem, o primeiro carro híbrido flex da companhia será da marca Fiat. Porém, ainda não há detalhes sobre qual modelo estreará o novo sistema, que deverá ser do tipo leve, de 12 volts.

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De acordo com a Stellantis, o Bio-Hybrid traz um gerador de 4 cv, que atua como um alternador e auxilia na partida do veículo, além de uma bateria de íons de lítio. O conjunto tem a função “boost”, de oferecer mais potência em situações específicas. O motor elétrico gera 3 kW de potência e ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões.

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