São 4,19 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,51 m de altura, com distância entre-eixos de 2,60 m – a título de comparação, é 10 cm menor no comprimento, 7 cm na altura e 1 cm no entre-eixos que o Honda HR-V, e mais largo 2 cm. O pequeno utilitário da Audi foi desenvolvido sobre a plataforma modular MQB e exibe formas propositadamente geométricas e angulares, em que se destacam a imponente grelha frontal, as generosas colunas traseiras pintadas de preto e o para-choque dianteiro com tomada de ar integrada. Com a carroceria realçada por uma paleta de cores com opções vibrantes.
O interior é aparentemente espaçoso para a categoria. O porta-malas tem capacidade para transportar 405 litros, mas esse valor sobe para 1.050 litros com o banco traseiro rebatido. Serão disponibilizadas duas opções de acabamento mas, de acordo com a Audi, haverá diversas maneiras de personalizar o carro.
Tecnologicamente, o SUV compacto segue a tendência atual da marca de inserir o eficiente Audi Virtual Cockpit em todos os seus carros – já presente no Brasil em modelos como o cupê esportivo TT e o SUV médio-grande Q7, com tela personalizável e complementada por um head up display. O sistema multimídia MMI com navegação estará também disponível para o modelo, que receberá ainda modernidades como controle de cruzeiro adaptativo.
A gama de motores começa com três movidos a gasolina. Há o 1.0 TFSI – utilizado no Brasil pelo Up – capaz de render 116 cv e os já conhecidos 1.4 TFSI de 150 cv e 2.0 TFSI de 190 cv. Além deles, a marca das quatro argolas também venderá, na Europa, três opções de propulsores a diesel: 1.6 TDI de 116 cv, 2.0 TDI de 150 cv e 2.0 TDI de 180 cv. A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automatizada de dupla embreagem e sete velocidades S tronic. Já a tração é dianteira, exceto nas versões 2.0 TFSI de 190 cv e 2.0 TDi de 180 cv, que saem de fábrica com sistema de transmissão integral Quattro – que ainda é proposto como opcional para as variantes com potências superiores a 150 cv.
O sistema de tração utilizado mexe também na suspensão do Audi Q2. Quando o modelo está equipado com 4X4, ela é independente nas quatro rodas. Já para as configurações 4X2, é utilizado eixo traseiro de torção. Por enquanto, ainda não há qualquer informação a respeito dos preços do modelo. Mas as vendas do Q2 já estão confirmadas para começarem no terceiro trimestre deste ano. (Colaboração de Márcio Maio/Auto Press).