Ícone do site Tribuna de Minas

Honda ZR-V entra na disputa com Jeep Compass, Volkswagen Taos e Corolla Cross

CARRO ZRV HONDA Divulgacao
Novo SUV da Honda aposta em dirigibilidade de sedã para abocanhar fatia do mercado (Foto: Divulgação/Honda)
PUBLICIDADE

Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos têm um novo concorrente na área. Trata-se do ZR-V, inédito SUV da Honda que acaba de chegar ao Brasil em versão única, Touring, tabelado a R$ 214.500. O modelo é feito no México sobre a base do Civic. Aliás, a cabine se parece bastante com a do sedã médio da Honda.

O novo SUV tem motor 2.0 16V apenas a gasolina que gera 161 cv de potência e 19,1 mkgf de torque. O câmbio é automático do tipo CVT. Assim, o ZR-V é menos potente que as versões de topo do HR-V, que são equipadas com o 1.5 turboflex de 177 cv e 24 mkgf.

PUBLICIDADE

Seja como for, o novato tem boa dirigibilidade e respostas adequadas. No entanto, a adoção de turbo certamente traria mais emoção ao volante. Bem como melhoraria as acelerações e retomadas e o consumo de combustível. Segundo a tabela do Inmetro, o ZR-V roda, em média, 10,2 km na cidade e 12,1 km na estrada com um litro de gasolina

PUBLICIDADE

O câmbio CVT também limita as respostas do motor 2.0. As borboletas atrás do volante para troca das marchas (virtuais) minimizam um pouco essa questão. Porém, não garantem respostas esportivas.

Conforto e segurança

Vale dizer que o SUV vai muito bem em outros quesitos. A suspensão, por exemplo, do tipo McPherson na dianteira e Multilink atrás, proporcionam conforto e segurança sobretudo em curvas rápidas. Além disso, o bom isolamento acústico merece elogios.

PUBLICIDADE

No visual, o ZR-V agrada, mas está longe de inovar. Os faróis são do tipo Full-LEDs e têm formato achatado e horizontal, tal como no Civic. Já a grade dianteira hexagonal inclui grelha do tipo colmeia. Nas extremidades do para-choque, com formato “parrudo”, há duas tomadas de ar.

As dimensões do Z-RV são próximas às dos rivais. Ou seja, o comprimento é de 4,56 metros de comprimento, a largura é de 1,84 m e a distância entre os eixos, de 2,65 m. Já o porta-malas, com 389 litros, é menor que o do Toyota Corolla Cross e do Jeep Compass, de, respectivamente, 440 e 410 l.

PUBLICIDADE

Na cabine, o acabamento é bom. O sistema multimídia tem tela flutuante de 9″ e conexão com Android Auto (com uso de cabo) e Apple CarPlay. O painel de instrumentos é uma tela digital de 7″. O freio de estacionamento é elétrico e há boa oferta de portas USB, incluindo dos tipos “A” e “C”. Há também carregador de celular por indução, teto solar, ar-condicionado de duas zonas e volante multifuncional. O espaço amplo garante conforto para até cinco ocupantes.

FICHA TÉCNICA

Honda ZR-V Touring

PUBLICIDADE

Preço sugerido: R$ 214.500
Motor: 2.0, 4 cil., 16V, a gasolina
Potência: 161 cv
Torque: 19,1 mkgf
Câmbio: Automático, CVT
Comprimento: 4,56 metros
Largura: 1,84 metro
Entre-eixos: 2,65 metros
Porta-malas: 389 litros

Fonte: Honda

Sair da versão mobile