Apesar de a dica de utilizar diesel para limpar a pintura do carro ter se popularizado recentemente, não é interessante usar o combustível com este fim.
Isso porque o óleo diesel contém enxofre, elemento químico que, em contato com o oxigênio, vira óxido de enxofre, que, na presença de água – adicionada na lavagem ou até mesmo as partículas presentes na umidade do ar – se transforma em ácido sulfúrico.
O ácido sulfúrico é um ácido muito forte, forte oxidante e desidratante, podendo oxidar metais presentes no carro dependendo da concentração, principalmente quando sua presença é acumulada em alguns cantos do carro de mais difícil secagem. Além disso, ele resseca os plásticos e retira a cera protetiva.
Além disso, utilizar diesel em lavagens não é a melhor opção para o meio ambiente, já que a queima desse combustível libera gases poluentes na atmosfera, com destaque para o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, enxofre, entre outros, e esse fato contribui para o processo de aquecimento global.