A GM lançará em setembro no Brasil o Blazer EV, sigla de “veículo elétrico”. Mas não se trata de uma releitura do SUV oferecido no País a partir de meados dos anos 1990. O Chevrolet, totalmente novo, tem visual futurista e motor elétrico com potência equivalente a 347 cv, além de torque de 44,9 mkgf. O preço não foi revelado, mas a tabela do carro importado do no México na versão RS deverá ser de aproximadamente R$ 500 mil.
Isso porque, de acordo com a GM, o SUV da Chevrolet disputará compradores com os também elétricos BMW iX3, a R$ 500.950, e Posche Macan Electric, a partir de R$ 560 mil. Além dos alemães, o novato mira o Ford Mustang Mach-E, que parte de R$ 486 mil.
Na dianteira, chamam a atenção a grade e a gravatinha símbolo da marca, iluminadas por LEDs. As rodas são de liga leve de 21″ polegadas e as lanternas traseiras, em formato de “T”, avançam pelas laterais.
Na cabine, destaca-se o bom acabamento, com materiais macios ao toque e revestimentos como couro, tecido, metal e Alcântara. Apesar do visual um tanto “carregado”, o painel tem vários itens bacanas, como as saídas de ar-condicionado redondas que, segundo a GM, remetem às do Camaro.
Não há tecla de partida do motor. Assim como no Volvo EX30, basta estar com a chave, afivelar o cinto, pisar no freio, colocar o câmbio em “D” e acelerar para o carro arrancar.
A tela de 17,7″, que reúne diversos comandos do Blazer EV RS, rouba a cena. Não há conexão com Android Auto e Apple CarPlay, mas o Google Built-In permite acessar vários apps, como o OnStar, sem necessidade de parear um smartphone. Para isso, há Wi-Fi nativo.
O quadro de instrumentos é uma tela configurável de 11″. Além disso, há head-up display, carregador de celular por indução, ar-condicionado de duas zonas, com saídas atrás, iluminação do tipo full-LEDs, câmera de 360º e espelho interno com câmera de vídeo.
Oito air bags e recursos do sistema ADAS, como frenagem automática de emergência, controlador de velocidade adaptativo e assistente de permanência em faixa, também estão no pacote. Com 3,09 metros de distância entre os eixos, 4,88 m de comprimento e 1,98 m de altura, o SUV tem espaço para até cinco pessoas.
E o porta-malas, de 436 litros de capacidade, recebe as bagagens de todos sem aperto. A tampa com acionamento elétrico facilita o embarque e retirada de malas e bolsas.
Força de sobra
Na pista da Fazenda Capuava, em Indaiatuba (SP), onde demos algumas voltas no Blazer EV RS, foi possível conferir seu bom comportamento. Como é de praxe em veículos elétricos, o torque disponível imediatamente se traduz em fôlego de sobra.
Na prática, o SUV entrega excelentes respostas tanto nas arrancadas quanto em retomadas de velocidade. Na reta, o carro parece devorar o asfalto.
Conforme informações da Chevrolet, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,8 segundos e a velocidade máxima é de 190 km/h. Vale lembrar que, assim como ocorre em outros carros elétricos, o silêncio impera a bordo do Blazer EV RS.
O motorista pode escolher entre os modos de condução Normal, Esportivo e Neve, além de um completamente configurável. Para quem gosta da opção one pedal, na qual o freio regenerativo é acionado quando se tira o pé do acelerador, é possível ajustar o nível de intervenção do sistema.
Aliás, chama a atenção a boa capacidade de frenagem do SUV. Sobretudo considerando que estamos falando de um carro com peso de 2,5 toneladas.
Além disso, o carro com tração traseira mostrou ser firme mesmo em curvas contornadas em alta velocidade. Colaboram com isso a altura, de 1,65 m, e as baterias Ultium (feitas pela GM) instaladas sob o assoalho, o que melhora bastante o centro de gravidade.
O pacote, com 12 módulos, tem 102 kWh de capacidade e pode ser recarregado em sistemas de 22 kW (AC) e 190 kW (DC). Segundo a Chevrolet, é possível repor até 80% da energia em cerca de 40 minutos.
Conforme o Inmetro, a autonomia do Blazer EV RS é de até 481 km. O carro vem com carregador de pequeno porte de carga lenta, informa a marca.
Ficha técnica | Chevrolet Blazer EV RS
Preço (estimado) R$ 500 mil
Motor Elétrico, no eixo traseiro
Potência 347 cv
Torque 44,9 mkgf
Baterias 102 kWh
Autonomia 481 km
Comprimento 4,88 metros
Largura 1,98 metro
Entre-eixos 3,09 metros
PRÓS & CONTRAS
As respostas são pontos de destaque, visto que o SUV tem ótimas acelerações e, na pista, mostrou segurança mesmo em curvas feitas em altas velocidades; por outro lado, o carregador é lento, e um carro desse preço deveria ter Wallbox grátis, mas só há sistema de carga lenta.