A atual situação do mercado automobilístico não nega. Mudanças são necessárias para vender. E a aplicada pela Fiat no seu line-up foi a criação de um novo carro de entrada, com proposta focada no consumidor das grandes cidades, representada pelo Mobi. Sua proposta exclusivamente urbana fica mais evidente na versão Like On. Com preço inicial de R$ 42.300, a variante torna o subcompacto completo.
Apesar de ser um lançamento, o Mobi não é muito inovador. Concebido na mesma plataforma do Uno, tem medidas mais enxutas para não concorrer diretamente com o segmento superior: são 24 cm a menos no comprimento, 4 cm a menos na largura e 7 cm a menos no entre-eixos. A única medida em comum é a altura: 1, 49m para ambos. O motor é o velho e conhecido 1.0 Fire, há 14 anos no mercado. O câmbio manual de cinco marchas uma atualização do câmbio utilizado pelo Palio nos anos 1990.
De diferente, o Mobi tem sua proposta. Trata-se de carro pequeno e que custa menos que os cocorrentes. Seu design foi projetado para parecer maior. A frente é alta, os faróis são compridos e os vincos da caixa de roda chamam atenção, assim como as lanternas e a tampa do porta-malas de vidro. Sua abrangência é para um público específico. O Mobi busca ser o carro ideal para o dia a dia, o primeiro carro de alguém ou o segundo carro de uma família. Uno e Palio têm mais vocação para serem o principal carro da casa. A ideia é a mesma que a Volkswagen aplicou com o Up, Gol e Fox.
Em termos de dimensão, fica claro o embate direto com o subcompacto da Volkswagen, o Up. Porém, a Fiat mira concorrentes das versões mais em conta de modelos maiores como Chevrolet Onix, Volkswagen Gol e Fox, Ford Ka, Nissan March e Renault Sandero. No entanto, nem tudo são flores. Apesar de ter emplacado 3.604 unidades em julho, à frente inclusive do Volkswagen Up, que teve 3.407 exemplares comercializados, a julgar pelos números de julho, quem mais parece ter perdido vendas com a chegada do Mobi foi o Uno. Foram apenas 2.950 vendas, menos da metade das conquistadas no mesmo mês do ano passado, quando emplacou 6.162 unidades.
Por R$ 42.300, a versão Like On traz tudo o que é essencial em um carro urbano: vidros e travas elétricos, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta-copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos, sensores de estacionamento, alarme e rádio com comandos no volante.