Ícone do site Tribuna de Minas

Radar 11-05-2017

Brincadeira provocativa

PUBLICIDADE

A Renault lançou dois vídeos que, além de promoverem a chegada do novo SUV compacto Kwid ao mercado, provocam a Volkswagen. Em um deles, a mãe e seus dois filhos saem do carro para que o pai, ao volante de um Up, passe por um quebra-molas. Em outro, passageiros mais altos que viajam atrás deixam o automóvel corcundas. A ideia é valorizar a altura elevada da cabine do Kwid e também sua distância maior em relação ao solo.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Folhinha virada

A Fiat lançou a linha 2018 do Uno com pequenas mudanças no carro _ ele passou por um face-lift em setembro último, quando adotou os novos motores Firefly da marca italiana. O hatch compacto perdeu a versão Attractive, de entrada, e agora a gama começa na Drive, com motor 1.0 de três cilindros e 77 cv, por R$ 42.980. O Way parte de R$ 44.150 com propulsor 1.0 e R$ 49.120 na motorização 1.3. Já a Sporting custa iniciais R$ 51.080. Na linha 2018, sistema de monitoramento da pressão dos pneus passa a ser de série em todas as versões.

PUBLICIDADE

Adeus ou até logo

A BMW encerrou a produção do Série 6 cupê na sua atual geração. Agora, o modelo fica disponível apenas nas carrocerias Cabrio e Gran Coupé, esta última com quatro portas. Não se sabe, porém, se a medida seguirá quando a marca alemã renovar o Série 6, que é baseado no Série 5, que ganhou geração nova no ano passado.

PUBLICIDADE

 

Em alta

Com pouco mais de um ano e meio de mercado, o MercedesServiceCard _ cartão de gestão de despesas, lançado em agosto de 2015, para consumo de peças e serviços em concessionários Mercedes-Benz e parceiros _ já acumula mais de 1.700 cartões vendidos, somando cerca de R$ 8 milhões em transações. Um dos destaques do serviço é que ele pode ser usado como pagamento de diesel com desconto em mais de 17 mil postos de combustíveis brasileiros.

PUBLICIDADE

Segurança documentada

O Ministério das Cidades e o Denatran apresentaram, nesta semana, uma Carteira Nacional de Habilitação com QR Code. A novidade permitirá o acesso rápido aos dados dos motoristas e evitará falsificações no documento. A leitura do código por meio de um smartphone dá acesso a uma plataforma móvel integrada ao Registro Nacional de Condutores Habilitados, o Renach. Com isso, é possível ver a versão digital da CNH, dados biográficos e foto do titular.

Bloqueio tecnológico

A Nissan criou um sistema capaz de bloquear sinais de wi-fi e bluetooth. Ele fica em um compartimento no descanso de braço e deixa o motorista, caso ele queira, livre do celular enquanto dirige. Mas, ativada, a tecnologia faz com que músicas ou outros arquivos do aparelho só possam ser acessados pelas centrais multimídias a partir de conexão USB ou entrada auxiliar. Na prática, o serviço deixa o aparelho em modo “avião” sem que essa função seja acionada.

Parceria internacional

A Volkswagen fechou um novo contrato de exportação de motores para o México. A ação demandará um investimento de R$ 50 milhões na fábrica de São Carlos, em São Paulo, de onde sairão os 250 mil propulsores 1.4 TSI previstos no acordo até 2020. Eles serão destinados a equipar os modelos Golf, Golf Variant e Jetta produzidos em Puebla.

PUBLICIDADE

Sem turbo

A Ferrari não pretende adicionar turbocompressores aos seus motores V12. Mesmo diante de restrições ambientais cada vez mais impactantes, o diretor executivo da Fiat Chrysler Automobiles, Sergio Marchionne, encara as tecnologias híbridas como a melhor saída para se adaptar aos futuros novos padrões de emissões. Sistemas como start/stop, que desliga o motor nas paradas, também são cogitados para se proliferarem pela gama.

Estoque adaptado

A Laquila, importadora e distribuidora de peças e acessórios do universo de duas rodas, criou o canal “Laquila Reparos”, inserido no Mercado Livre. O investimento visa a ampliar o atendimento ao cliente final quando a demanda é referente ao suporte no reparo de peças com pouca procura nos pontos de venda. Caso, por exemplo, de capacetes, botas e óculos para off-road. Hoje, a marca conta com mais de 9 mil produtos e acessórios para o universo dos motociclistas, com mais de 5 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil.

Sair da versão mobile