Dupla exclusiva
Duas unidades da nova McLaren Senna foram vendidas para clientes do Brasil. A marca, que acaba de inaugurar uma representação oficial em São Paulo, estima que o valor que será pago pelos superesportivos, já incluindo os impostos, ultrapasse R$ 8 milhões — até em função de opcionais escolhidos. O modelo, cujo nome homenageia o piloto de Fórmula 1 brasileiro, faz de zero a 100 km/h em 2,8 segundos com seu V8 biturbo de 4.0 litros, que descarrega 800 cv e 81,6 kgfm de torque máximo. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e sete velocidades.
Vendeu bem
A Renault surpreendeu no ranking de participação das marcas nos emplacamentos automotivos de abril. A fabricante francesa vendeu 6.616 unidades do subcompacto Kwid e 5.814 exemplares do hatch compacto Sandero. E garantiu o quarto lugar do mês considerando carros de passeio e comerciais leves, atrás apenas da Chevrolet, Volkswagen e Fiat. No acumulado do ano, porém, manteve a sétima posição — perde ainda para Ford, Hyundai e Toyota.
Conta dada
Depois de ter 125 mil unidades do Model S convocadas para recall em março, a Tesla agora se justifica. De acordo com a marca de carros elétricos, a responsabilidade é da Bosch. Isso porque o problema é de corrosão em parafusos do sistema de direção elétrica fornecido pela empresa. Em função dessa convocação gigante, a Tesla quer que a Bosch arque com as despesas do chamado, que envolve todas as unidades do modelo produzidas até o primeiro trimestre de 2016.
Proteção insegura
A Audi anunciou um recall do A4 para substituição do para-brisa. São apenas 12 unidades envolvidas, entre versões sedã e perua de 2018. De acordo com a fabricante, a peça corre o risco de se desprender em alguns pontos. A troca é gratuita e pode demorar cerca de cinco horas.
Vai que rola
A BMW registrou, nos Estados Unidos, o nome M7. Com isso, a sigla poderá batizar um novo carro da marca. Na verdade, a marca já tinha esse registro desde 2012, mas ele expirou mês passado. Com a renovação, há a esperança de, em algum momento, surgir uma versão ainda mais esportiva do sedã Série 7 com a assinatura da divisão Motorsport.
Crescimento gradual
Uma pesquisa de uma associação de veículos elétricos que opera na América do Norte revelou que um em cada cinco estadunidenses deseja um veículo elétrico. O resultado mostra um crescimento de 33% em relação ao número de pessoas que responderam a mesma questão em 2017. Em compensação, as vendas de modelos com emissão zero nos Estados Unidos representam apenas 1% do total.
Atenção preservada
A Google lançou novidades no sistema Android Auto. A começar pelo design da interface, que facilita o acesso dos motoristas usuários aos conteúdos disponíveis. A ideia é diminuir o tempo gasto pelos condutores para executarem tarefas básicas no sistema — como, por exemplo, selecionar as músicas que quer ouvir.
Troca de dados
A Volvo Cars e a Volvo Trucks compartilharão dados em tempo real para ampliar a cobertura da tecnologia de segurança conectada das empresas, baseadas em um sistema em nuvem que permite alertar motoristas sobre riscos próximos. A ideia é que, tão logo qualquer Volvo equipado com o sistema acione suas luzes de perigo, um alerta seja enviado aos carros da marca próximos e conectados ao serviço de nuvem. Este tipo de alerta está disponível na Suécia e na Noruega desde 2016, onde é padrão em todos os carros das séries 90 e 60, bem como no recém-lançado XC40.
Em alta
A Audi entregou cerca de 160.900 carros em todo o planeta em abril. Isso representou um aumento de 3,1% nas vendas globais. Os clientes receberam 624.650 unidades em todos os modelos desde janeiro, um aumento de 8%. Com isso, a marca atingiu a demanda mais forte na sua história. Embora nos principais mercados da Europa tenha havido 4,1% de redução nas entregas, em comparação com abril de 2017, as cresceram 3,9% na América do Norte e 13,5% na China.