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Por mais de uma década, o Ford EcoSport foi a principal referência na categoria de SUVs compactos e o líder de vendas entre os utilitários esportivos do Brasil. Até que as investidas da concorrência em projetos completamente da Jeep e da Honda – com os “queridinhos” Renegade e HR-V, respectivamente – surtiram efeito. E o representante da Ford perdeu seu trono. Cedo demais para que uma nova geração fosse planejada – a atual é a segunda do modelo e foi lançado há quatro anos -, o jeito foi inovar no trem de força e tentar oferecer mais conforto e vigor às configurações com propulsor Sigma 1.6, que ganharam em potência e disponibilizam um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis velocidades. Caso da Freestyle, a mais completa, que incorpora itens de variante de topo com preço de configuração intermediária.

A intenção foi mirar justamente no público que busca um SUV compacto, mas não tem condições de arcar com os preços cobrados pelas versões mais completas, com transmissão automática, normalmente associada à motorizações mais caras. No ano passado, a Ford pesquisou e percebeu que mais de 90% dos SUVs compactos com trocas de marchas automáticas custavam acima dos R$ 75 mil e decidiu colocar o EcoSport nessa briga com o motor 1.6 e transmissão já utilizados no hatch compacto Fiesta. E para deixar a configuração de topo desse trem de força, a 1.6 Freestyle, com ar de superioridade, excluiu do portfólio do EcoSport a 2.0 Freestyle na mesma época.

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O propulsor Sigma 1.6 16V é o mesmo que equipa a versão mais simples do modelo, a SE 1.6 manual, de 110/115 cv com gasolina/etanol. A diferença está na utilização de cabeçote de alumínio com comando de válvulas variáveis, pistão com saia grafitada, tuchos polidos, bomba de óleo de ação variável, o que permite o uso de um óleo de menor viscosidade. As mudanças promoveram um acréscimo de potência de 16 cv com ambos os combustíveis, totalizando 126/131 cv com gasolina/etanol.

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A lista de itens de série é boa para disputar espaço. Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e espelhos elétricos, farol de neblina, controle de cruzeiro, engates isofix para cadeirinhas infantis, sistema multimídia Sync e controle eletrônico de estabilidade e tração são de fábrica. Há ainda assistente de partida em rampas e chave eletrônica capaz de programar a velocidade máxima do veículo – excelente para quem tem filhos adolescentes que utilizam o carro. As rodas de liga leve são de 16 polegadas e o motorista conta ainda com sensores de estacionamento traseiros com visualização gráfica.

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