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Reconstrução na base

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A Peugeot quer reagir. Depois de alguns anos mornos, principalmente no segmento de compactos, a marca francesa promete novidades interessantes. Ainda no primeiro trimestre deste ano, lança o hatch 208, com uma proposta tecnológica. E na sequência, a Peugeot já confirmou a produção nacional do utilitário 2008. Até então, o futuro SUV compacto a ser produzido na fábrica de Porto Real havia aparecido apenas sob a forma de conceito. Agora, o modelo surge em sua forma final e antecipa uma interessante briga no segmento.

A Peugeot até classifica o 2008 como um crossover – e cita diversas vezes que vai usar a experiência conseguida com o médio 3008 para se dar bem em um segmento menor. Mas a disputa real do modelo será com o Ford EcoSport, Renault Duster e Chevrolet Tracker. O lançamento do 2008, por sinal, mostra como a marca está antenada com as necessidades dos mercados emergentes. Com a Europa em crise, a dependência fica cada vez maior dos países periféricos. Vale lembrar que, ainda em 2012, a fabricante mostrou o 301, um sedã compacto, mas cheio de espaço interno, nos moldes do Chevrolet Cobalt, por exemplo. Outra demanda crescente dos mercados emergentes.

No design, a Peugeot usou seu arsenal completo. Evidentemente, ele traz a identidade visual atual da marca. A grade dianteira é bem mais discreta do que em modelos da última década e é torneada por um generoso friso cromado. Na parte superior, uma placa com o nome da empresa. Os faróis continuam com um formato felino, mas agora tem um dente no meio deles. O capô traz vincos, inclusive um que rodeia a logo do leão estampada bem no meio da peça. Para dar um aspecto mais robusto, a opção foi manter a parte inferior do para-choque em preto. De lado, destaca-se a linha de cintura que começa com uma curva logo abaixo do retrovisor e ascende levemente em direção à traseira. Há um vistoso cromado na parte superior das portas traseiras que dá uma dose extra de requinte ao carro. As rodas deste primeiro modelo são de 17 polegadas, mas devem ser exclusivas das versões topo quando o utilitário chegar às revendas. Por trás, há bastante semelhança com o 208. As lanternas têm o mesmo formato, com três filetes de led em arco. O porta-malas abre para cima e tem base baixa para facilitar o acesso ao bagageiro.

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Por enquanto, a Peugeot só informou o comprimento do 2008. São 4,16 metros, 8cm a menos do que o EcoSport, por exemplo. Até agora, poucos detalhes foram liberados. Um, no entanto, realça uma eventual capacidade off-road do 2008. A Peugeot afirma que o utilitário vai poder ser equipado com a tecnologia Grip Control. Tipo de equipamento semelhante ao usado pelos carros da Land Rover, em que uma central eletrônica adapta parâmetros do motor e transmissão para enfrentar diferentes tipos de piso. Na Europa, os carros da Peugeot podem variar entre areia, neve e lama.

Por lá, a fabricante disponibiliza versões com potências que variam entre 82 e 95cv dependendo do tamanho. No Brasil, é esperado o 1.6 de 122cv que está no Citroën AirCross. Existe a possibilidade de que o utilitário use também o 1.6 THP, importado da França, mas que equipa o hatch 308 e o sedã 408, montados na Argentina pela PSA. Por aqui, ele rende sempre 165cv. O 2008 será produzido em três países do mundo: Brasil, China e França. E a tendência é que sua fabricação fique só para o fim de 2013.

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