Desde que lançou o SUV compacto T5 no mercado brasileiro, em março de 2016, a JAC sabia que faltava uma opção automática para o modelo. A resposta veio em novembro último, com a adoção do câmbio CVT na configuração topo de linha do utilitário esportivo. A lógica é a mesma das marcas chinesas, desde que começaram a apostar no país: oferecer mais itens de confortos pelo preço das versões mais baratas dos concorrentes. No caso do T5, o modelo mais caro tem valor próximo ao de algumas opções de entrada dos rivais. Daí o crescimento das vendas do T5, que não chega a emplacar as 300 unidades mensais planejadas, mas já dobrou sua comercialização. Das 92 unidades mensais médias registradas nos nove meses cheios de vendas de 2016, passou para 185 em janeiro de 2017.
A transmissão continuamente variável trabalha acoplada ao motor 1.5 de 127 cv e 15,7 kgfm de torque, o mesmo que equipa o T5 manual. De acordo com a fabricante, mais de 600 mil quilômetros foram percorridos em testes para chegar à adaptação perfeita do câmbio com o propulsor flex do modelo. Fabricado pela belga Punch, o câmbio é capaz de simular seis marchas e oferece possibilidade de trocas manuais a partir da alavanca, no console central.
Esteticamente, a única diferença fica por conta do símbolo CVT que acompanha o nome de veículo na tampa traseira, abaixo da lanterna direita. No interior, a alavanca da transmissão é nova, e o volante recebe botões, do lado esquerdo, para o controle de velocidade de cruzeiro. A lista de equipamentos de série é bem extensa. Engloba ar-condicionado digital, vidros elétricos nas quatro portas, trava central e retrovisores elétricos, alarme antifurto, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, sistema Isofix, sensor de estacionamento traseiro, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, computador de bordo, faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático, banco traseiro bipartido 60/40, banco do motorista com ajuste de altura, rodas de liga leve aro 16, faróis de neblina dianteiros e traseiros, rack no teto, controle eletrônico de estabilidade e bancos revestidos. O preço começa em R$ 71.490.
Há ainda a possibilidade de adicionar um pacote tecnológico que engloba a central multimídia com tela de oito polegadas e espelhamento de celulares Android e IOS, além de câmara de ré e assistente de partida em rampas. Completo, o valor sobe para R$ 74.990. Mesmo com os R$ 3.500 a mais, é o preço competitivo o maior trunfo mesmo do carro. Tanto que já está definido que este será o primeiro modelo da JAC a sair de sua futura fábrica, em Camaçari, na Bahia. Só não se sabe quando isso vai acontecer, já que a previsão inicial de inauguração era para janeiro de 2014, ou seja, há três anos.