Ícone do site Tribuna de Minas

Volvo apresenta versão D5 de seu SUV XC90

ap061216 05
Novo Honda NSX é testado na Itália
PUBLICIDADE

A Volvo acaba de apresentar a versão D5 de seu maior SUV, o XC90. Ele traz sob o capô o novo motor biturbo 2.0 Powerpulse de 235 cv e 49 kgfm de torque para brigar diretamente com BMW X5, Mercedes-Benz GLE e Land Rover Discovery, que também oferecem motorização diesel.
Mas o que credencia mesmo o XC90 a disputar mercado com as marcas premium alemãs e inglesa é o conteúdo de luxo e tecnologia. O modelo Momentum, “de entrada”, já chega com requintes como ar-condicionado de quatro zonas, sistema de som de alta performance de 330 watts, revestimento em couro, bancos elétricos com aquecimento, painel de instrumentos em TFT de 12,3″ e monitor central de 9″, teto solar panorâmico, faróis full led autodirecionais e farol alto automático, sistema de navegação com leitor de placas e assistente de estacionamento. Isso além de itens “básicos”, como sensores de chuva e luminosidade, airbags laterais dianteiros e de cortina, controle de estabilidade e alerta de mudança de faixa.Este modelo sai por R$ 369.950.
Na linha 2017 foram adicionados ainda controle de cruzeiro adaptativo com assistente de direção até 130 km/h e sistema City Safety, com visão noturna e frenagem automática. A versão de topo, Inscription, chega com um valor adicional de exatos R$ 50 mil, ou R$ 419.950. E isso se traduz em recursos como suspensão a ar, sistema de chassi ativo Four-C, câmara 360º, alerta de colisão traseira e de tráfego lateral, monitor de ponto cego, head up display, assentos dianteiros refrigerados e som Bowers & Wilkins com 1.400 watts. Fora isso, Momentum e Inscription trazem o mesmo câmbio e sistema de transmissão AWD e o motor diesel Powerpulse.
Com a nova motorização, a Volvo acredita que o XC90 vai ampliar suas vendas atuais, em torno de 35 unidades mensais, ou 400 por ano, para algo entre 50 e 60, de 600 a 700 em 2017. Com isso, passaria a ter um volume de vendas similar ao dos principais rivais. Ainda mais porque o preço – “valor de lançamento”, segundo a Volvo – também está na mesma ordem de grandeza do XC90 D5.

Sair da versão mobile