Ícone do site Tribuna de Minas

Radar

Segurança premiada

PUBLICIDADE

Os novos Audi A5 e Q2 conquistaram notas máximas no teste Euro NCAP utilizando apenas o equipamento padrão na Europa. A pontuação é válida tanto para segurança no transporte de crianças e adultos, bem como para proteção de pedestres. Em 2016, o Euro NCap introduziu sistemas emergenciais de freio na avaliação, o que pode melhorar as notas dos modelos.

PUBLICIDADE

Substituição radical

PUBLICIDADE

A Ferrari apresentou a nova 488 Challenge para substituir a 458 Challenge EVO na competição monomarca da fabricante de Maranello. Apesar da carroceria bem diferente para melhorar a aerodinâmica nas pistas, o motor é o mesmo V8 biturbo de 3,9 litros da versão de rua, capaz de gerar cerca de 670 cv. Trata-se do primeiro carro de competição da marca a utilizar motor turbo. De acordo com Ferrari, a 488 Challenge precisa de 1 min 15,5 s para cumprir uma volta ao circuito de Fiorano, ou um segundo a menos que a 458 Challenge EVO.

Visual confirmado

PUBLICIDADE

A BMW jura que o SUV X2, mostrado sob a forma de conceito nos últimos Salões de Paris e de São Paulo, deve chegar às ruas no fim de 2017 com visual do protótipo. Espécie de versão cupê do X1, com quem divide a plataforma, o novo X2 terá mais opções de motores. A estreia mundial do novo SUV da marca alemã deve acontecer no ano que vem, durante o Salão de Frankfurt e sua versão final chegará às lojas do Brasil em 2018.

Dois em um

A Volkswagen do Brasil anunciou um recall duplo para o subcompacto Up devido a problemas nos indicadores da seta traseira e na tampa do tanque. De acordo com o comunicado, a unidade de comando dos indicadores de direção destes veículos pode estar danificada em 42.916 unidades e uma simples reprogramação do sistema resolve o problema. Já a tampa do tanque tem um erro na vedação em 75.638 unidades, que devem ter a peça substituída.

PUBLICIDADE

Investimento pesado

Apesar da profunda crise no segumento de veículos comerciais, com uma queda de 71% na produção de 2009 para cá, a Volkswagen Truck & Bus anunciou investimento de R$ 1,5 bilhão em sua fábrica em Resende, no Rio de Janeiro. O capital será aplicado no quinquênio de 2017 a 2021 para desenvolvimento de novos produtos e modernização da produção. Além disso, a marca aposta no aumento das exportações da unidade. Passaria dos atuais 20% da produção para 30% no próximo triênio.

Economia elevada

A Ford anunciou que está desenvolvendo uma nova tecnologia de desativação de cilindro para o motor 1.0 EcoBoost. O objetivo é lançar no mercado já a partir de 2018. O sistema deixa de injetar combustível e de acionar as válvulas de um dos cilindros quando o motor esté sendo exigido. Dessa forma, o motor trabalha apenas com dois cilindros. O sistema pode desligar ou ligar o terceiro cilindro em 14 milissegundos.

Próximo do fim

As prefeituras de Paris, Cidade do México, Madri e Atenas prometem remover até 2025 todos os veículos movidos a diesel de circulação. O compromisso foi feito durante a Cúpula de Prefeitos do C40 na Cidade do México. A medida drástica visa diminuir o número de mortes ligadas à exposição à poluição ao ar livre – em média, 3 milhões de pessoas por ano. O debate levanta ainda o incentivo à utilização de fontes menos poluentes como combustível para os automóveis.

PUBLICIDADE

Mudança forçada

A Ford anunciou, através de sua assessoria na Europa, que a nova geração do Fiesta, apresentada na semana passada, não utilizará o câmbio automatizado de dupla embreagem. Após os sucessivos problemas, como trepidação e falha nas trocas, a Ford decidiu usar no modelo um câmbio automático tradicional. A tendência é que o mesmo aconteça com os outros modelos que utilizavam o Powershift, como o Focus. A Ford não informou, no entanto, se a mudança será em escala mundial ou apenas no mercado europeu.

Velho mundo

A utilização de cadeirinhas no transporte escolar de crianças até sete anos e meio está suspensa pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A decisão levou em conta as dificuldades técnicas, econômicas e sociais para adaptar os veículos de transporte escolar mais antigos, que só têm cinto de segurança de duas pontas (subabdominal), ao uso das cadeirinhas à venda no mercado. O órgão informou também que há necessidade de realização de estudos complementares para avaliar a efetividade da adaptação dos sistemas de retenção nos veículos em circulação.

Sair da versão mobile