Ícone do site Tribuna de Minas

BMW Série 5 chega mais equipada e tecnológica

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

É praxe na BMW apresentar a nova geração de um de seus modelos com tecnologia incorporada dos carros de segmentos maiores. Não foi diferente com o novo Série 5. O sedã médio da marca trouxe novidades que haviam estreado no Série 7, que ocupa o topo da gama da marca alemã.
A sétima geração do Série 5 ficou até 100kg mais leve que seu antecessor, graças à nova plataforma que usa alumínio e aços de alta resistência Apesar de aparentar poucas mudanças, o design foi completamente remodelado. Os faróis redesenhados agora são adaptativos, de leds e têm fachos de luz com alcance de até 500 metros de distância, como no sedã maior. O para-choque foi reestilizado e tem desenho mais agressivo. Na traseira há lanternas maiores, com utilização de leds. O coeficiente de arrasto aerodinâmico é de 0,22, uma das melhores marcas entre os sedãs do segmento e melhor que de alguns esportivos.
Por dentro, o painel de instrumentos passa a ser totalmente digital, mas mantém a posição padrão dos instrumentos, marca registrada da BMW. O sistema multimídia iDrive traz assistência de navegação, telefonia e entretenimento, além de acesso às funções do veículo em uma tela de 10,2 polegadas. Além dos botões físicos do controle, é possível operar o sistema por comando de voz ou por gestos. O head-up display também foi atualizado e passa a ostentar uma área de projeção no para-brisa 70% maior, além de alertas de tráfego, contatos telefônicos, estações de rádio, faixas de música e instruções de navegação.
A tecnologia embarcada no novo Série 5 impressiona. Há uma enorme variedade de sistemas de assistência para auxiliar o trabalho do motorista. O modelo é equipado de série com uma câmera que é associada a um radar e sensores de ultrassom para monitorar a área ao redor do carro. Existem ainda recursos de assistente de mudança de pista, o alerta de tráfego cruzado e de proteção de colisão lateral ativa. A condução semiautônoma também foi ampliada, com novas funções para o sistema de controle de velocidade de cruzeiro ativo, o assistente de direção e manutenção de faixa. Até a chave do modelo esbanja tecnologia: é um controle remoto. Com ela, é possível movimentar o carro para frente e para trás com apenas um toque no botão. A integração de smartphones também foi melhorada, por meio do Apple Car Play. Também é possível carregar a bateria do celular por indução e conectar o aparelho via wi-fi com até dez dispositivos.
A gama de motores disponíveis para o modelo é ampla e abandonou os propulsores de oito cilindros. A versão de entrada passa a ser a 530i e vem com um motor de quatro cilindros em linha de dois litros, capaz de entregar 252 cv e torque máximo de 36,7 kgf.m. Há ainda dois motores diesel. O modelo desembarca no Brasil no primeiro semestre de 2017.

Sair da versão mobile