Ícone do site Tribuna de Minas

Radar

PUBLICIDADE

FUTURO BRASILEIRO

A Land Rover confirmou a produção do Range Rover Evoque na fábrica de Itatiaia, no Rio de Janeiro, no primeiro trimestre de 2016. Vale ressaltar que este é o segundo modelo confirmado pela marca a ser produzido por aqui – o primeiro foi o Discovery Sport. A escolha é óbvia: desde que chegou ao país, o Evoque rendeu mais de 20 mil emplacamentos. Por aqui, o utilitário esportivo de luxo já sairá de fábrica com a reestilização de meia vida, onde os faróis ganharam formato mais retangular e os para-choques ficaram mais robustos, além das novas entradas de ar e grade frontal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

FIM DA ZONA

Multas aplicadas por falta de extintores podem ter de ser reembolsadas. O projeto de lei 3.075/15 irá para revisão no Senado e, se aprovado, será encaminhado para a presidente Dilma Rousseff. O Conselho Nacional de Trânsito tornou facultativo o porte de extintores de incêndio em veículos leves a partir deste mês. Com isso, as multas por falta deles ou por estarem fora do prazo de validade perdem o sentido. Se aprovada a lei, haverá reembolso do valor pago com direito à correção e isenção da pontuação recebida na CNH.

PUBLICIDADE

FASE NEGRA

Depois de aplicar a edição Black Edition para os modelos 911 e Boxster, a Porsche resolveu também inserir a configuração no Cayman. A cor preta é a principal atração nesta variante, que está presente na carroceria e nos detalhes de acabamento do interior do modelo. As rodas também são exclusivas e de 20 polegadas. Entre os itens de série, o Porsche Cayman Black Edition conta com sistema multimídia com GPS, sistema de áudio premium, bancos revestidos em couro – os dianteiros têm aquecimento -, a r-condicionado digital de duas zonas, controle de cruzeiro, sensores de chuva e de estacionamento traseiro. O motor permanece o mesmo 2.7 litros de 275cv e 29,5kgfm de torque, que trabalha em conjunto com câmbio manual de seis marchas ou transmissão automática de sete velocidades.

PUBLICIDADE

DANÇA DAS CADEIRAS

Stefan Ketter substituirá Cledorvino Belini a partir de 1º de novembro na presidência executiva da FCA América Latina, que reúne as marcas dos grupos Fiat e Chrysler. Ketter ocupará ainda a posição de vice-presidente mundial de manufatura e de integrante do conselho do grupo, atividades que já desempenha atualmente. Já Belini atuará como presidente de Desenvolvimento para a América Latina. Com isso, agora os dois passarão a se reportar diretamente ao presidente mundial do Grupo FCA, Sergio Marchionne. Ketter Ele iniciou sua carreira automotiva em 1980, na BMW, e teve passagens pela Volkswagen e a Audi. Ele nasceu em São Paulo, mas é filho de alemães e se formou em Engenharia Mecânica pela Universidade de Munique, na Alemanha.

PUBLICIDADE

ERA VIRTUAL

A Nissan antecipou o Salão de Tóquio e revelou a versão renovada do Concept 2020 Vision. O conceito foi desenvolvido pela equipe de design europeia da marca japonesa para ser um dos destaques do game Gran Turismo. De acordo com a Nissan, o protótipo não será apenas uma atração de olhares. A equipe de engenharia pretende usar algumas referências e aplicá-las para um futuro superesportivo – cogita-se até que seja na próxima geração do GT-R, que deve dar as caras no próximo ano.

BEM COTADOS

A Mercedes-Benz fechou setembro como líder de emplacamentos entre as marcas premium ao redor do globo terrestre e também no Brasil. Por aqui, a marca da estrela registrou 1.893 unidades vendidas – destaque para o Classe C e seus 839 exemplares nessa lista. A Audi ficou na segunda posição, com 1.433 veículos comercializados, 735 deles do crossover Q3. Já a BMW aparece em seguida, com 1.100 carros entregues.

PUBLICIDADE

CHEIO DE GÁS

A Honda não aguentou esperar o Salão de Tóquio, que acontecerá entre os dias 29 de outubro e 8 de novembro, e acabou antecipando a foto do seu conceito FCV. O modelo será movido a hidrogênio e carrega visual parecido com o recém-apresentado Civic, nos Estados Unidos. O interior do protótipo é marcado por traços bem modernos, com bancos de couro em preto e branco, além de detalhes em madeira no painel. Sem revelar informações técnicas, a marca nipônica garante que o veículo terá capacidade de autonomia superior a 700km.

FORÇA MÁXIMA

A Ducati aproveitou o Salão de Duas Rodas de São Paulo para exibir a Panigale 1299. Lançada em novembro de 2014 durante o Salão de Milão, a motocicleta esportiva é uma atualização da Panigale 1199 e ocupa o posto de modelo mais potente produzido em série pela marca. O motor de dois cilindros em “L” passou por reajustes e agora conta com 1285cm³, capaz de render 205cv de potência e 14,7kgfm de torque. O visual também traz mudanças: a dianteira está mais larga, há novos espelhos retrovisores, dutos laterais e parte traseira em duas seções. Entre os itens de série, a superesportiva conta com freios ABS de atuação em curvas, câmbio quickshift, suspensão Ohlins com regulagem eletrônica, rodas de alumínio forjado e controles de tração e estabilidade.

ENTRADA TRIUNFAL

A Mercedes-Benz não só se prepara para ingressar no segmento de picapes médias, como também pretende se tornar a marca com a representante mais potente da categoria. Para isso, vai adotar um motor V6 3.0 turbodiesel de 258cv na versão topo de linha do utilitário – mesmo propulsor já usado em modelos como o GLE 350d e o Classe E 350d. Já as configurações mais baratas devem receber o 2.3 litros de quatro cilindros e biturbodiesel com 190cv da Nissan Frontier. As duas serão produzidas, junto com a Renault Alaskan, em Santa Isabel, na Argentina.

Sair da versão mobile