A GAC Motors, uma das maiores fabricantes de veículos da China, estreia no Brasil em dezembro. Há cerca de um mês, a marca anunciou a vinda ao país em sua conta no Linkedin. Segundo fontes ligadas à empresa, um evento para a imprensa, autoridades e concessionários está previsto para ocorrer em meados de dezembro. Inicialmente, os veículos virão da China. Depois, deverão ser feitos no país, embora não haja detalhes sobre quando isso vai ocorrer.
Seja como for, a GAC Motors já tem escritório na zona sul da capital paulista. E está, inclusive, em busca de profissionais para compor a estrutura da filial brasileira.
À frente da operação, além de membros da companhia vindos da China, estão nomes como Marcello Braga. O executivo deixou recentemente a JAC Motors para assumir o posto de diretor de marketing da filial brasileira da GAC. No currículo, Braga atuou por anos no mesmo cargo no Grupo Caoa.
Por ora, não há informações sobre quais veículos a GAC vai vender no Brasil, mas a marca desistiu da ideia inicial, de ter apenas elétricos. Isso porque, em conversas com potenciais compradores, parceiros e concessionários, ficou claro que isso poderia limitar as vendas no país.
Assim, a marca pretende trazer também modelos híbridos, com motores a gasolina e elétricos. Do primeiro grupo, uma das principais apostas é o Y Plus, da submarca Aion. O carro já foi flagrado no Brasil, assim como o sedã ES.
O Aion Y Plus é um crossover que mistura estilo de minivan com SUV. Segundo a marca, seu motor 100% elétrico gera cerca de 140 cv de potência e 23 mkgf de torque. Além disso, as baterias de 63 kWh garantem pouco mais de 400 km de autonomia. Vale lembrar que esse número leva em conta o padrão de medição europeu.
Na cabine, o visual segue o padrão futurista da parte externa. Entre os destaques, está a grande tela do multimídia, com 14,6 polegadas, além da ampla área envidraçada.
Investimentos
Em julho, a GAC anunciou parte de seus planos e prometeu investir US$ 1 bilhão no Brasil (cerca de R$ 6 bilhões, na conversão direta) em cinco anos. A informação foi revelada pelo presidente da empresa, Feng Xingya, a Geraldo Alckmin, durante visita do vice-presidente da República à China.
Atualmente, a GAC é quinta maior fabricante de veículos na China Em 2023, a companhia produziu 2,52 milhões de unidades. A sigla é formada pelas iniciais de Guangzhou Automobile Group Co e remete à cidade de Guangzhou, onde fica a sede da companhia fundada em 1955. Além de carros próprios, a empresa produz veículos para as japonesas Honda, Mitsubishi e Toyota.