Desde que estreou no Brasil, em junho, o BYD Dolphin vem conquistando um bom espaço no mercado e já é o modelo elétrico mais vendido do país. Pois a marca chinesa pretende avançar ainda mais com o lançamento de uma nova versão, batizada de Plus. Posicionada como a de topo da linha, a novidade é R$ 30 mil mais cara que a de entrada – o preço sugerido é de R$ 179.800.
Disponível nas concessionárias a partir da segunda quinzena de outubro, o BYD Dolphin Plus se diferencia por detalhes no visual, bem como na lista de equipamentos. Mas o grande destaque é o trem de força, igual ao do SUV Yuan Plus.
Ou seja, o conjunto gera o equivalente a 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. Como resultado, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Além disso, a autonomia pode chegar a 427 km, no ciclo WLTP, graças às baterias com capacidade de 60,48 kWh.
Para comparação, na opção de entrada são cerca de 95 cv e 18,3 mkgf. O a 100 km/h é feito em 10,9 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h. A autonomia é de 291 km, segundo a metodologia do Inmetro. As informações são da BYD.
No visual, o Dolphin Plus chama a atenção pela pintura com duas cores, detalhes sempre em tom cinza e teto preto. As opções para a carroceria são azul, preta, rosa e branca. As rodas de liga de 17 polegadas têm desenho esportivo e há teto solar de vidro.
Assim como a versão de entrada, a de topo tem faróis de LEDs e lanternas traseiras interligadas por uma barra horizontal. Vale lembrar que o Dolphin é maior que elétricos como JAC E-JS1, a R$ 135.900, e Renault Kwid E-Tech, tabelado a R$ 139.990. Os três são fabricados na China.
Com 4,12 metros de comprimento, 1,77 m de largura e 2,7 m de distância entre os eixos, o BYD tem porte parecido com o do Leaf No Nissan, são 4,49 m, 1,79 m e 2,7 m, respectivamente. Porém, o hatch japonês tem tabela de R$ 298.490.
Equipamentos do elétrico
Com ampla lista de itens de séria, o Dolphin tem câmeras de 360° e é até possível jogar videogame (com o carro parado), cantar no karaokê (há microfone) e destravar as portas com cartão ou mesmo anel eletrônico.
Na cabine, são poucos os botões físicos e não há alavancas. Para ativar a ré, drive ou neutro, basta girar um botão no console central. Há, ainda, carregador de celular por indução e bancos dianteiros com ajustes elétricos e aquecimento.
Outro destaque do Dolphin Plus é o pacote ADAS, com recursos de auxílio à condução, de nível 2. Portanto, há controle de velocidade automático adaptativo, assistente de permanência em faixa de rolagem, leitor de placas de velocidade e alerta de tráfego cruzado na frente e atrás. Detector de ponto cego e frenagem automática de emergência também estão no pacote.
Outra novidade é a opção Diamond, cuja única diferença é a carroceria pintada exclusivamente de preto. O preço sugerido é de R$ 149.800.