Ícone do site Tribuna de Minas

Ano das picapes

PUBLICIDADE

Este ano é, definitivamente, o ano das picapes. Cada vez mais versáteis, eficientes e tecnológicas, elas têm dominado os lançamentos e se multiplicado no mercado automotivo.

Confira os modelos de picapes que já estão no mercado ou que serão lançados em breve:

Ford

F150 chegou ao Brasil como a best-seller dos Estados Unidos no segmento das picapes grandes e é descrita pela Ford como “a maior picape do mundo” (Foto: Divulgação)

De novidades, a Ford tem a F150, a Maverick e a nova Ranger, que chegou chegando e já obsoletando a concorrência.

PUBLICIDADE

No caso da Maverick, a versão promete 800 quilômetros de autonomia, com consumo de 17 km/l. A bateria é recarregada pelas desacelerações e freio regenerativo (não requer tomada). É vendida no Brasil com preços a partir de R$ 224 mil.

PUBLICIDADE

Já a nova Ranger é mais esportiva e robusta, com promessa de ser mais confortável e tecnológica. O valor inicial do modelo é de R$ 290 mil.

A F150 chegou ao Brasil como a best-seller dos Estados Unidos no segmento das picapes grandes e é descrita pela Ford como “a maior picape do mundo”. O modelo promete alta performance, conectividade, segurança e conveniência. A picape é vendida no Brasil por, no mínimo, R$ 480 mil.

PUBLICIDADE

Ram

Picapes RAM 2500 e 3500 apresentam novidades na linha 2024 (Foto: Divulgação/Jornal do Carro)

Da linha Ram, da Stellantis, além dos modelos 1500, 2500 e 3500, chegou a novíssima Rampage, que será a campeã de vendas da marca e vai incomodar este segmento do mercado.

O modelo 1500 tornou-se mais luxuoso e completo, com painel de instrumentos digital de 12 polegadas – disponível para toda a linha – som premium, Speed Select e RAM Connect. O modelo é vendido por, no mínimo, R$ 470 mil.

PUBLICIDADE

No caso da 2500, a novidade fica por conta da mecânica, com a adoção do mesmo modelo de motor da 3500 e de um painel de instrumentos digital de 12 polegadas, com preço a partir de R$ 460 mil.

Já a 3500 recebeu, em sua versão top de linha, controle de ré semiautônomo e carregador de celular por indução. O valor é a partir de R$ 490 mil.

A Rampage é a única picape esportiva nacional. É construída sobre a mesma plataforma da Toro e dos modelos monobloco da Jeep, traz a identidade da marca RAM e, por isso, tem porte médio e uma lista mais generosa de equipamentos. No caso, a unidade testada é a versão topo de linha R/T, que cobra R$ 270 mil.

PUBLICIDADE

Chevrolet

Silverado deve custar R$ 520 mil e chegará com configurações exclusivas para o mercado nacional, segundo a Chevrolet (Foto: Divulgação)

Na linha Chevrolet, as duas novidades são a nova Montana e a Silverado, que já é vendida nos Estados Unidos.

Com preços a partir de R$ 130 mil, a Montana promete atacar o reinado da Toro e da Strada, e tem 4,72 m de comprimento em duas versões, com motor 1.2 turbo flex de até 132 cv e opções de transmissão manual e automática.

Já a Silverado deve retornar ao Brasil bem diferente da picape que foi comercializada por aqui de 1997 a 2001. A picape virá equipada com motor a gasolina V8, e posteriormente uma opção elétrica. O modelo 2024 ainda não foi lançado – a expectativa é de que o lançamento ocorra até o fim deste ano -, mas, conforme o site da Chevrolet, o preço inicial será de R$ 520 mil e chegará com configurações exclusivas para o mercado nacional.

PUBLICIDADE

Fiat

Fiat Titano será lançada no Brasil ainda em 2023 (Foto: Divulgação)

A Fiat entra no segmento das picapes médias com a Titano, a mesma picape que a Peugeot lança na Argentina chamada Luntrack. O modelo ainda não foi lançado, mas, conforme o site da marca, o futuro lançamento trará “design imponente, muito conforto e tecnologias e capacidade off road”.

Volkswagen

Apesar de nova roupagem, Saveiro mantém mesma plataforma (Foto: Divulgação)

Quem se manifesta mais discretamente é a Volkswagen, que fez apenas uma remodelagem na velha Saveiro. O design dianteiro foi modernizado, acompanhando a nova linha de desenho da marca. Entretanto, mantém a mesma velha plataforma, com o antigo motor 1.6 aspirado que rende 116 cavalos menos que o motor turbo da própria Volkswagen, com 128 cavalos. O valor previsto é de R$ 96 mil.

Sair da versão mobile