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Mercado automotivo tem queda nos primeiros meses, mas encerra ano em alta

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O ano de 2020 foi cruel com o mercado automotivo, que teve concessionárias fechadas por meses devido à pandemia e precisou elaborar às pressas um sistema de comércio digital que funcionasse. Como era fácil de prever, isso afetou muito as vendas de veículos novos, que caíram 26,6% na comparação com 2019. A informação é da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias do País.

Muita gente comprou carro para fugir da aglomeração do transporte público. Ainda assim, a impossibilidade de sair de casa e a falta de recursos derrubou as intenções de compra de vários consumidores. Isso gerou a maior queda de emplacamentos do setor desde 2015.

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De janeiro a dezembro do ano passado, 1.950.889 automóveis e comerciais leves foram vendidos no mercado brasileiro. Na comparação com dezembro de 2019, as vendas do mês passado foram 7,53% menores.

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Em números absolutos, foram emplacados 251.775 veículos em dezembro de 2019. No mês passado, as vendas totais somaram 232 814 unidades.

Melhor mês de 2020

Mesmo com a crise, dezembro foi o melhor mês do ano em vendas. Isso é resultado da flexibilização da quarentena – os emplacamentos vêm crescendo desde junho, mês a mês e, em dezembro, bateram o recorde do ano. A alta foi de 8,66% ante novembro (que havia sido o melhor mês de 2020 até então), com 214.260 emplacamentos.

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Presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção diz que os principais fatores que influenciaram essa melhora foram “a manutenção da taxa de juros, em um patamar baixo e o auxílio emergencial, oferecido pelo Governo Federal”.

De acordo com o executivo, isso colaborou para o aquecimento do comércio e para a baixa inadimplência, principalmente, a partir do segundo semestre. “Isso melhorou a oferta de crédito, favorecendo a tomada de decisão para a aquisição de veículos”, afirma.

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Segundo dados da Fenabrave, no ranking histórico (todos os meses de dezembro desde 1957), o último mês de 2020 está na 8ª posição. Já no o acumulado do ano (janeiro a dezembro), 2020 está na 14ª colocação.

Pandemia foi o principal fator da queda, mas comercializações voltaram a crescer desde junho último (Foto: Divulgação)

Motivos para queda

Além de mudanças de hábito da população em geral, impostas pelo novo coronavírus (que já infectou quase 8 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com números das Secretarias Estaduais de Saúde), a queda nas compras de veículos zero-quilômetro também é resultado da falta de produtos no mercado.

O motivo foi a queda na produção por causa da limitação do fornecimento de peças e matérias-primas, inclusive nas fábricas de fornecedores. Além disso houve redução do número de operários trabalhando, para atender aos protocolos de distanciamento para prevenção de contágio.

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Com isso, o mercado sofreu com a falta de automóveis e comerciais leves nos estoques. O problema não foi generalizado, mas causou estragos. “Apesar de o último trimestre ter sido positivo e demonstrado uma forte reação dos segmentos, essa recuperação não foi suficiente para superar os resultados do último trimestre de 2019”, diz o presidente da Fenabrave.

Modelos mais vendidos

Mesmo com oscilações no mercado, que chegou a ter o Volkswagen T-Cross e a Fiat Strada no topo do ranking de modelos mais vendidos, o Chevrolet Onix terminou 2020 como líder absoluto de vendas. Foram 135.351 emplacamentos, de acordo com dados da Fenabrave. O título pertence ao hatch da Chevrolet desde 2014.

Na segunda posição ficou o Hyundai HB20. O modelo conquistou 86 548 emplacamentos em 2020. Na terceira posição do pódio está o sedã Chevrolet Onix Plus, com 83.392 unidades vendidas. A lista com os 20 mais emplacados está acima.

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Entre os comerciais leves, a Fiat Strada foi a mais vendida do Brasil em 2020. O modelo, que ganhou nova geração em meados do ano passado, somou 80.041 emplacamentos. Logo atrás aparece sua irmã maior, Toro, com 53.974 unidades. A medalha de bronze do segmento ficou com a Toyota Hilux (32.394 emplacamentos).

Se o parâmetro for apenas o mês de dezembro, o Onix também manteve a primeira posição (16.566 vendas). HB20 e Onix Plus invertem as posições na comparação de dezembro com o acumulado do ano. Enquanto o sedã da GM somou 12.919 emplacamentos no mês passado, o hatch da marca sul-coreana teve 10.433 vendas.

 

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